terça-feira, 10 de outubro de 2017

Jantar Secreto: Raphael Montes

Jantar Secreto
Título: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Em Setembro estreei-me com Raphael Montes e, tanto a Vera como a Cristina, falaram muito bem deste livro, que não resisti e tive mesmo que o ler.

O nosso narrador é Dante, um jovem da cidade do Parana, mas que partilha, com três amigo, um apartamento no Rio de Janeiro. Mas tudo se complica quando percebem que têm a renda em atraso e estão sem dinheiro. Decidem então organizar um jantar secreto e muito diferente para angariarem o dinheiro necessário. E quão diferente é? O prato será de carne humana. Sim, leram bem, os quatro amigos, vão servir ao jantar carne humana. E é com este jantar de carne humana que a situação vai levar a inúmeras situações quase surreais.
Inicialmente, apesar da estranheza deste jantar, o tom da narrativa vai sendo aligeirada com várias cenas um pouco mais cómicas, onde até temos acesso a uma conversa no Whatsapp com alguns memes, que tornam a leitura um pouco mais leve. Mas, assim que à preparação do jantar, conseguimos perceber a mudança no ambiente, tornando-se muito gráfico e com cenas que me incomodaram.
Raphael Montes criou uma narrativa que nos agarra logo no início e que nos faz querer saber sempre mais e mais. Mas, lá está, não vou mentir, tem descrições que se tornam desconfortáveis. Não é fácil ler sobre o consumo de carne humana, nem do modo como a carne é conseguida e preparada.

Foi um livro de leitura muito fluída e compulsiva mas algo desconfortável e, acredito, não é para todos os leitores.

4 comentários:

  1. É uma leitura complicada, mas Raphael Montes consegue uma descrição quase descontraída :) Ainda bem que gostastes! O suicidas é muito parecido, em formato thriller, também muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se lhe chamaria descrição descontraída mas percebo a ideia ;)
      Acho que vou fazer uma pequena pausa mas vou querer ler os outros livros.

      Eliminar
  2. Olá,

    Registada a tua sugestão, parece valer bem a pena :)


    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sou da opinião que lhe deves dar uma oportunidade ;)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar