terça-feira, 5 de março de 2019

Leiturtugas #2


Aristides de Sousa Mendes: herói do holocausto
Aristides de Sousa Mendes: herói do holocausto de José Ruy
4 estrelas

Tinha andado pelo catálogo online da biblioteca a tentar procurar BD portuguesa, para o projecto #Leiturtugas e este livro tinha-me chamado a atenção, no entanto, por aselhice minha, só após várias idas é que encontrei a estante correcta.

Conhecia também já a história de vida de Aristides Souza Mendes por causa do livro O Cônsul Desobiente de Sónia Louro http://o-prazer-das-coisas.blogspot.com/2015/10/o-consul-desobediente-sonia-louro.html mas ainda assim tinha curiosidade em ler esta BD, para tentar perceber como é que o autor conseguiria condensar tanto pormenor/detalhes da vida desta fabulosa personalidade.

Gostei de recordar a vida de Aristides mas, por várias vezes, senti que tudo acontecia muito rapidamente. Um aspecto interessante é que a BD não termina com a morte de Aristides mas temos ainda algumas homenagem já após a sua morte.




Uma Casa na Escuridão
Uma casa na escuridão de José Luis Peíxoto
1 estrela

Parti com algumas expectativas para este livro pois a Elisa tinha comentado comigo que era um livro que gostava de ler.

O início prometia uma leitura relacionada com livros, num ambiente algo misterioso, pois o nosso narrador é um escritor, num mundo que um mês por ano, é mergulhado na escuridão. Ainda no início, o narrador começa a escrever sobre uma mulher que vê quando fecha os olhos. Também no início, percebemos que os editores não são vistos com bons olhos.

E, apesar deste cenário um pouco mais estranho, até estava a gostar, no entanto, após este mês de escuridão, o tom da narrativa muda, e somos confrontados com uma história com um registo muito negro e cheio de violência, quase que gratuita. Temos tantas e tantas cenas com mortes e mutilações que me senti incomodada e, confesso, fui saltando partes.

Cheguei ao fim, sem perceber qual foi a intenção do autor e, realmente, não gostei nada da história.



A República Nunca Existiu!
A República Nunca Existiu de Octávio dos Santos
2 Estrelas

Um livro que junta 14 contos, de autores diferente, que partem do mesmo pressuposto - o Regicídio nunca existiu e a Monarquia não acabou.
A ideia é interessante mas senti que o livro ficou aquém do que eu esperava, já que senti que, na maioria dos contos, a ideia principal estava pouco explorada.




Vejam a minha opinião mais detalhada em vídeo, AQUI.





2 comentários:

  1. Cara Tita, só hoje tomei conhecimento de que tinha lido, e avaliado (em vídeo, que também já vi), «A República Nunca Existiu!», antologia colectiva de contos de história alternativa que concebi e que organizei (e em que participei), editada em Janeiro de 2008 para coincidir com o centenário do Regicídio. Agradeço-lhe, embora, obviamente, tenha ficado desiludido com a classificação de (apenas) duas estrelas. Aproveito igualmente para a saudar por não se submeter, tal como eu, ao ilegal, prejudicial e ridículo AO90.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Octávio,
      Efectivamente a colectânea não me agradou muito mass, acredito que em parte, tenha sido por eu não ser uma pessoa que goste muito de contos, pois fico sempre com a sensação que necessitavam de mais desenvolvimento). Mas ainda assim, gostei particularmente dos dois primeiros.
      Não me consigo adaptar ao AO.

      Eliminar