sexta-feira, 25 de julho de 2014

Observações: Jane Harris

ObservaçõesObservações by Jane  Harris
My rating: 3 of 5 stars

Este foi daqueles livros que me despertou a curiosidade quando foi editado em Portugal, mas que por diversos motivos fui adiando a sua compra, até que o consegui ganhar no passatempo da Presença do Facebook.
"Observações" é narrado na primeira pessoa, por Bessy, a nova criada de Arabella Reid, mas este nome acaba por ser o livro que esta última está a escrever e onde pretende estudar as criadas que vai tendo ao seu serviço.
Ao longo da história, contada por Bessy, vamos tentando descobrir o que aconteceu com uma das antigas criadas de Arabella e que efeitos teve na sua senhora.
Gostei da forma como a escritora optou por escrever como sendo Bessy a contar-nos a história, de modo a ficarmos mais ligados à história e às personagens, como também a escrita directa, pois Bessy escreve tal como fala. Mas a tentativa de ligar a história a um mistério relacionado com uma das antigas criadas, não foi, na minha opinião, conseguido na melhor forma, tal como o desenvolvimento da doença de Arabella. Não sei explicar, mas fiquei com a sensação, que com tivemos um bom início da história, mas tivemos pelo meio algumas situações que se arrastaram e não trouxeram mais-valia à história. Também achei que as restantes personagens, incluindo Arabella, poderiam ter sido mais desenvolvidas.
Apesar de tudo, foi uma leitura relativamente agradável.


Com este livro, segundo a contagem do Goodreads, atingi os 50 livros a que me tinha proposto no desafio. Mas se excluir os contos que li (aqueles que estão listados no GR), este foi o livro 47.

Sem comentários:

Enviar um comentário