domingo, 31 de agosto de 2014

O Caso Jane Eyre: Jasper Fforde

O Caso Jane Eyre (Thursday Next, #1)O Caso Jane Eyre by Jasper Fforde
My rating: 3 of 5 stars

Este livro é o primeiro da série "Quinta-feira Seguinte", sendo que em Portugal foram apenas editados os dois primeiros livros. E porquê Quinta-feira Seguinte? Porque é nada mais, nada menos do que o nome da nossa protagonista. Isso mesmo, nome próprio "Quinta-feira" e apelido "Seguinte" e que é uma detective literária.
Apesar de ser um policial, não se esqueçam que é antes um policial-fantástico juvenil, e como tal temos uma história quase surreal, com dódós pelo meio e onde o real e a ficção se misturam, e em que determinadas pessoas conseguem viajar no tempo. Temos também uma guerra entre a Inglaterra e os Russos - a guerra da Crimeia - , falsificações de livros e invenções estranhas.
Antes de mais tenho que dizer que acho o título meio enganador, pois o livro Jane Eyre só se torna mais presente na história já quase na parte final (apesar de algumas pequenas "aparições" anteriores).
Apesar de ter achado este mundo interessante e de não ter conseguido largar o livro, achei a história com muitos pontos de acção e as personagens pouco desenvolvidas. Aliás, o livro dá mesmo preferência a toda a acção existente, em detrimento das personagens.
Poderia ter dado uma avaliação superior caso tivesse sido melhor explicado o que verdadeiramente faz o pai de Quinta-feira, como também a explicação sobre Shakespeare (que ao longo do livro é bastante interessante, mas no final desiludiu-me), e ainda a pouca importância de "Jane Eyre".
Apesar de tudo foi uma leitura divertida e leve. Tenciono ler ainda o segundo livro, que já tenho na estante e depois, se pretender continuar a acompanhar a série, terei que ler em inglês.


Sem comentários:

Enviar um comentário