sábado, 30 de agosto de 2014

Filmes #10

Durante o mês de Agosto vi três filmes (completos). Sim, sim, eu sei que me tinha inscrito em dois desafios respeitantes a filmes, mas esqueçam lá isso... talvez para o ano corra melhor (ou não).


A Entrevista com o Vampiro

Como vi que o AXN ia passar este filme, soube que o tinha que rever. Lembro-me de ter ido ao cinema (como é que já se passaram 20 anos??) e julgo que foi o primeiro filme que vi com o Brad Pitt (com um papel com mais destaque) e que me marcou =)
O filme inicia com Daniel Malloy (Christian Slater) a entrevistar Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), que lhe confessa que é um vampiro e lhe conta os seus 200 anos de vida. É durante estes flash-backs que conhecemos também Lestat (Tom Cruise), o vampiro que transformou Louis; Claudia (Kristen Durnst), a vampira criança, que transformada por Louis e Lestat, que consegue ser mais cruel que Lestat e que vive "aprisionada" num corpo de criança; e ainda Armand (Antonio Banderas), um vampiro mais velho, que Louis conhece no velho continente e que acaba por ser a fonte de informação que procurava.
Além disso, o filme passa-nos na perfeição o clima de terror e assustador, com a sua maioria de cenas nocturnas, abusando de velas e sombras, que complementam o filme, e ainda sem medo de usar o sangue para causar o impacto.
Grandes interpretações de praticamente todos os actores, achei só Christian Slater um pouco apagado, mas julgo que se deve à quantidade reduzida de cenas em que aparece. Mas, para mim, Brad Pitt está excelente, e apesar de na altura ainda ser só considerado um "menino bonito", conseguiu mostrar todas as emoções e contradições de Louis, que vive atormentado pela sua escolha, com um lado humano, não conseguindo ser o assassino que a vida de vampiro lhe exige.
Foi um filme que adorei rever!


O Clube dos Poetas Mortos

Com a recente perda de Robin Williams, a SIC resolveu transmitir um dos filmes que marcou a carreia deste grande actor, como também dos seus fãs - O Clube dos Poetas Mortos.
Acompanhamos um professor de literatura e poesia, pouco convencional John Keating (Robin Williams), numa escola preparatória muito tradicional e conservadora. Keating consegue inspirar os seus alunos  a serem pensadores livres, a ir atrás dos seus sonhos, tornando as suas vidas extraordinárias, transmitindo-lhes ainda a mensagem "Carpe Diem". E apesar de tentarem seguir esta máxima, acabam por se envolver uma tragédia!
Um magnífico filme com uma prestação irrepreensível de Robin Williams e que toda a gente deveria ver

Para sempre "O Captain! my Captain!"



Divergente

Antes de mais convém referir que (ainda) não li os livros e que pouco ou nada sabia da história, portanto não posso dizer se o filme está fiel ao livro.
Numa Chicago futurística, Beatrice Prior (Shailene Woodley) atinge a idade em que tem que escolher a qual das cinco facções pertence e acaba por surpreender todos, quando escolhe uma facção diferente da sua família (tal como o seu irmão). Nessa nova facção Tris tem que sobreviver e esconder que é uma Divergente. Além disso, é onde conhece Four, um rapaz mais experiente e misterioso.
Confesso que me senti um pouco "perdida" com as facções existentes, e achei que nos eram dadas poucas informações sobre esta divisão da sociedade. Senti também que as personagens são pouco desenvolvidas, e todas iguais aos outros (não sei se me estou a fazer entender). Como também não senti aquele clima tenso e claustrofóbico que se deveria sentir com uma distopia (e que por exemplo, se sente em "Os Jogos da Fome").
Apesar de poucas cenas de romance, achei que seria mais interessante se não tivesse existido nenhum envolvido, mas julgo que terei a mesma crítica no livro.
Foi um filme que me entreteve mas ainda não decidi se vou ler a trilogia.

2 comentários:

  1. Adoro os dois primeiros e até tenho medo das futuras adaptações com as personagens do primeiro:P Espero que não as estraguem.
    Apesar de ter lido Divergente ainda não vi o filme e confesso que ando sem muita vontade :/
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li, acho que já houve uma adaptação do terceiro livro mas julgo que não teve sucesso (e não sei se tem personagens em comum pois não conheço os livros).
      Eu vi o Divergente por acaso (com a minha irmã) mas também não era dos filmes que tivesse mais curiosidade em ver.
      Beijinhos

      Eliminar