terça-feira, 12 de janeiro de 2016

D. Teresa: Isabel Stilwell


D. Teresa
Título: D. Teresa
Autor: Isabel Stilwell
Editora: Manuscrito
Classificação: 4 Estrelas

Este é um romance histórico sobre D. Teresa, filha ilegítima de D. Afonso VI de Leão e Castela e de Ximena Moniz do Bierzo e mãe de D. Afonso Henriques.
Pouco sabia sobre D. Teresa, apenas que tinha sido mãe do nosso primeiro Rei D. Afonso Henriques e que as relações com a sua meia-irmã Urraca não eram as melhores, sendo que com este livro fiquei a conhecer melhor esta mulher.
No entanto, D.Teresa foi mais do que uma mulher ambiciosa que se desentendeu com o filho, mas uma mulher de fibra, que lutou pelos seus objectivos, tendo até sido reconhecida como Rainha pelo Papa Pascoal II (apesar de governar apenas o Condado Portucalense).
Algo que me continua a fazer um pouco de confusão, é a linguagem informal usada pela autora, pois não acredito muito, que nesta época, as personagens, mesmo as que têm um relacionamento mais íntimo se tratassem por tu.
A falta de descrição de personagens secundárias, também foi algo de estranhei. Não temos a presença individual de damas de companhia, cortesãos ou até mesmo criados, retratados com um nome, mas sim quase como uma "sombra" (não sei se me faço entender).
Houve uma personagem que me cativou, Alberto, o escudeiro e posteriormente monge. Mas também Elvira, a irmã de D.Teresa e que gostaria de ter sabido mais sobre ela.
Um livro cheio de intrigas e conflitos que tornam o livro, apesar do seu tamanho, fácil de ler. E que, comparativamente ao D.Maria II achei, que tinha menos cenas "domésticas" e familiares, focando-se um pouco mais na política e nas decisões, o que me agradou mais.

6 comentários:

  1. Olá Tita,
    Este parece mesmo um livro que vou gostar.
    Ainda bem que gostaste.
    Ah..muito curiosa com a tua leitura actual. Estive com esse livro nas mãos :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Eu achei bastante interessante.
      Já não sei qual era o livro =P Desculpa a demora a responder, mas o blogger passou-se e deixou-me de enviar emails de notificação =(
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Tenho vários romances históricos desta escritora mas ainda não peguei em nenhum, contudo o que mais me chama atenção é o Filipa de Lencastre.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Já li vários livros da autora e há uns que gostei mais do que outros. Por exemplo, o D. Maria II não achei tão interessante.
      Gostei do Filipa de Lencastre e acho que a opinião anda por aqui ;)
      Quando leres algum livro da autora, espero que aches interessante =)
      Beijinhos

      Eliminar