Título: Rubicão
Autor: Steven Saylor
Editora: Quetzal Editores
Classificação: 4 Estrelas
Steven Saylor já se tornou num dos meus autores preferidos graças aos livros da série Roma Sub-Rosa, caracterizados por serem policiais-históricos.
Neste livro, Numérico, sobrinho de Pompeu é encontrado morto no jardim de Gordiano, que é forçado a investigar e descobrir o culpado do crime. Paralelamente, há a ameaça da guerra civil entre Pompeu e César, que acaba por servir de pano de fundo à nossa investigação, ou será ao contrário? ;)
Apesar de termos um crime logo no início da história e de irmos acompanhando a investigação de Gordiano, desta vez, ao contrário do que é habitual, não senti o livro como um policial, pois achei que o foco principal do livro era a guerra entre Pompeu e César, e não a investigação de Gordiano. É certo que no final é-nos desvendado o culpado e o porquê, algo que até me surpreendeu, mas realmente o ponto alto do livro é mesmo o clima de tensão e todos os jogos políticos que levaram César ao poder.
Mas não pensem que por este livro se focar mais como histórico, se torna mais maçudo, nada disso, a escrita de Steven Saylor é muito agradável e directa, que me leva a viajar por Roma Antiga.
Apesar de não poder considerar Rubicão como policial, foi, como sempre, uma boa leitura e só tenho pena que, muito provavelmente, terei que dar um "salto temporal" no próximo livro de Saylor que ler, pois o seguinte livro - Desaparecido em Massília - é o único que me falta.
Ois,
ResponderEliminarBem volta e meia vejo-te a comentar os livros deste escritor e fica o arrependimento de nunca ter lido e logo eu que gosto tanto de livros com estas personagens, tenho que ler eu sei :(
Bjs
Olá Fiacha,
EliminarGosto muito dos livros desta série. E acho que também irias gostar.
Bjs
Olá, Tita,
ResponderEliminarGostei muito da tua opinião. Quando tiver oportunidade tenho de experimentar ler. Acho piada a um toque policial em romances históricos :D
beijinhos
Olá Su
EliminarEu estou a adorar a saga Roma Sub-Rosa do autor =)
E acho que também és capaz de gostar. Gordiano é um detective na Roma antiga, e para além de crime e mistério, ainda temos factos históricos ;)
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarEstou com o Fiacha. Cad avez que te vejo falar neste autor penso sempre "tenho de ler este autor, tenho de ler este autor" e depois fica para a próxima. Mas são tantos.
Mas vou ver se o faço este ano. mas acho que com tantos livros vou precisar da tua ajuda para saber qual o melhor livro para começar.
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarSim é verdade. Esta saga é grandinha, acho que são uns 12 livros (não fui confirmar) e infelizmente ainda me falta um =(
Mas sim, claro. Quando um dia quiseres experimentar, diz =)
Beijinhos
Olá Tita
ResponderEliminarNão conhecia mas deve ser "engraçado". Tenho de ver se consigo ler :)
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarEu gosto muito da saga.
Se gostas de policiais e de históricos, acho que vais gostar =)
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarDesconhecia o escritor a não ser por aqui no teu blog, este livro contudo deixou-me de água na boca.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarPois é, de vez em quando este autor aparece aqui pelo blogue mas realmente gosto bastante desta série.
Tens que experimentar.
Beijinhos