quinta-feira, 15 de março de 2018

Sonhos que Tecemos: Kate Alcott


Os Sonhos que Tecemos
Título: Sonhos que Tecemos
Autor: Kate Alcott
Editora: Edições ASA
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este era daqueles livros que, apesar de não figurar oficialmente na minhs wishlist, tinha-o há anos debaixo de olho. Sendo que, como estava em promoção e eu ter recebido o meu primeiro ordenado, após vários anos de desemprego, resolvi finalmente comprá-lo.

E porquê este livro me cativava? Porque é um romance histórico e tinha a indicação que era baseado em factos verídicos.

A nossa protagonista é Alice Barrow, uma jovem que decide deixar a quinta onde cresceu e ir para a cidade trabalhar na fiação da família Fiske. Através dela vamos conhecendo a vida na fiação, com todos os perigos associados, mas também as outras mulheres operárias e os seus sonhos de emancipação.
Alice acaba também por chamar a atenção de Samuel, o filho mais velho do dono. Mas será que é amor ou apenas uma forma de contrariar a sua família?
Paralelamente, temos ainda um crime. Uma das trabalhadoras da fiação aparece morte. Suicídio ou crime?

A história é interessante mas acabou por ficar aquém das minhas expectativas pois senti que fazia falta mais desenvolvimento.
Primeiro, a autora poderia ter explorado muito mais a vida na fiação, os perigos e a luta dos trabalhadores. E talvez por já ter lido (e adorado) Norte e Sul de Elizabeth Gaskell, senti que faltava um pouco mais. Afinal de contas, a nossa protagonista é uma operária e seria uma boa forma de nos dar a conhecer mais sobre a vida dura destes trabalhadores. O perigo que as máquinas representavam, as próprias fibras de algodão que se alojavam nos pulmões e que eram fatais, as longas jornadas de trabalho. Sim, os temas estão presentes na narrativa mas de uma forma mais superficial.

Quanto a personagens, Alice a nossa protagonista é uma personagem ficcionada mas Lovey, uma das outras operárias, foi real e foi a sua história que inspirou este livro. E, confesso, achei Lovey mais interessante do que Alice e foi o acontecimento que marcou a história.
Gostei do modo como a autora nos retratou o julgamento. As diferenças como se tratavam homens/mulheres que, infelizmente, ainda é uma realidade.

Pode dizer que gostei da história mas, confesso, que esperava um pouco mais. De qualquer modo, foi uma leitura agradável.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Que pena. Até tinha grandes expectativas em relação a este livro. Mas ainda assim vou ler 😊 quem sabe?

    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sim, lê porque até tem partes interessantes mas baixa um pouco as expectativas ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    (a desaparecida voltou eheh)
    Só conhecia este livro de vista mesmo, pela capa, nem sabia que era um romance histórico.
    Pena que não tenha correspondido, mas pelo menos foi agradável :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Deixa lá, que por aqui também está complico ;)
      As expectativas tramaram-me um bocadinho mas até foi uma boa leitura.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar