terça-feira, 13 de março de 2018

Mariana: Susanna Kearsley


Mariana
Título: Mariana
Autor: Susanna Kearsley
Editora: Edições ASA
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui


Depois de há uns dois anos ter lido e adorado O Segredo de Sophia fiquei com muita vontade de ler mais da autora e assim que vi este livro em promoção, não resisti.

Desta vez conhecemos Juia Becket que se apaixonou por uma casa quando tinha cinco anos e que soube que aquela era a sua casa. Vinte e cinco antes depois, Julia consegue finalmente comprar Greywethers mas começa a suspeitar que algo de estranho está por detrás da sua decisão de mudança de uma nova vida.
Julia adapta-se muito bem à vida na aldeia, e os seus vizinhos são bastante afáveis. No entanto, não consegue explicar as "lembranças" de Mariana, uma jovem que habitou na sua casa mas trezentos anos antes.
Através de flashbacks da sua vida passada, vamos conhecendo Mariana, o seu dia-a-dia e a sua paixão pelo nobre Richard de Mornay.
Confesso que os primeiros "saltos temporais" foram, para mim, algo confusos na narrativa, pois não percebi logo que tínhamos recuado ao século XVII mas, à medida que fui avançando, tornou-se mais fácil.

Para quem já leu O Segredo de Sophia, apercebe-se de semelhanças entre as duas histórias pois o tema principal é idêntico, vidas passadas e reencarnação. Sim, por norma, não são temas que despertem a minha atenção mas a autora consegue criar uma história que me cativa.
É certo que a história não me agradou tanto como o outro livro, talvez por este ter sido escrito primeiro e a autora ainda estar a desenvolver a sua capacidade de contar histórias. De qualquer modo, foi suficiente para me manter curiosa à história de Julia e Mariana.
Gostei também do modo como a autora nos foi conduzindo ao final e eis que me surpreendeu com uma outra personagem que, afinal, não era quem eu esperava.

Para mim, a história só pecou por ser um pouco pequena. Acho que a autora poderia ter desenvolvido a história um pouco mais, quer da parte da Julia

6 comentários:

  1. Ora, um livro com o nome 'Mariana' só pode ser coisa boa! :D Não conhecia nem o livro nem a autora. Mas só o título já me desperta bastante curiosidade! Ainda bem que não é nenhuma porcaria :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom motivo para lhe dares uma oportunidade ;)
      Sim, dá-lhe uma oportunidade e, se gostares, depois lê O Segredo de Sophia, que esse adorei =D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Gostei muito da tua opinião, será um dos próximos livros a levantar na biblioteca para ler.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Espero que seja uma boa leitura.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Tita,
    Só por falar em reencarnação já me afastaria do livro, mas se dizes que é giro eu confio.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Sim, realmente o tema também em faria não pegar no livro mas vale a pena dares-lhe uma oportunidade. Recomendava-te també O Segredo de Sophia mas sei a tua relação com calhamaços eheheh por isso, experimenta este ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar