sexta-feira, 8 de maio de 2020

Eu e o Teletrabalho


Estou em teletrabalho desde 16 Março e tenho, simplesmente, adorado.

Não preciso de acordar às 5h10, de sair de casa antes das 6h10, apanhar 4 transportes para chegar ao trabalho, almoçar no restaurante, apanhar mais 4 transportes para chegar a casa. Num dia “bom”, isto é, aqueles dias em que conseguiria sair mesmo às 17h e conseguiria apanhar todos os transportes a horas, não conseguiria chegar a casa antes das 18h50. E depois as rotinas habituais, de tomar duche, preparar as coisas para o dia seguinte, jantar, dar a ração da noite aos meus gatos e cama. Porque basicamente às 21h já estava completamente acabada!

É certo que nos primeiros 2/3 dias andei a experimentar qual seria o melhor espaço para trabalhar.
Primeiro estive na sala, pois tenho uma mesa maior (mais espaço para espalhar as coisas) mas era mais frio e a cadeira não é confortável. Depois experimentei o meu quarto, com uma mesa de campismo, e apesar de ser mais quente, também não confortável para estar a trabalhar o dia todo.
E, claro, a escolha final foi mesmo a minha biblioteca/escritório.
Apesar da minha escrevaninha não ser muito grande, uso uma antiga mesa de computador para colocar os papéis, canecas, e afins; e tenho ainda o meu apoio de pés.



Agora em casa, tenho-me levantado um pouco mais tarde, lá para as 6h30 (ok, ok, às vezes é só uma hora depois mas não me quero habituar, até porque depois à noite, o sono não é muito), tomo o pequeno-almoço com mais calma, tenho tempo de dar a comidinha da manhã aos meus gatos, leio e depois “entro ao trabalho”.

E, se já há vários anos defendia que as empresas portuguesas deveriam apostar mais no teletrabalho, esta altura veio comprovar que é totalmente possível.
É certo que em casa, acabo por trabalhar mais horas do que no escritório, pois quando estava com o horário completo (estou em Lay-off parcial desde Abril) era raro o dia que parava de trabalhar antes das 19h/20h, mas estou mesmo a adorar e, por mim, ficaria sempre em teletrabalho.

As vantagens são muitas. Estou mais confortável pois posso estar de pantufas, e se tiver frio posso vestir o robe, ligar a escalfeta (sim, sim, eu tenho uma escalfeta em casa e digo-vos é tão bom ter os pés quentes), almoçar em casa, acordar mais tarde, não haver stress do trânsito, dos transportes. Além de que, verdade seja dita, gosto muito mais dos colegas de trabalho que tenho em casa, os meus gatos eheheh


Só sinto falta do monitor externo para trabalhar com dois ecrãs, pois no escritório tenho um monitor externo ligado ao portátil e, em casa, só tenho mesmo o portátil. Mas, lá está, se fosse uma situação para se manter, compraria um monitor e ficaria com o problema resolvido 😊

E apesar de ainda me manter em teletrabalho, tenho também um pouco de receio de quando tiver que regressar ao escritório, não só porque terei que passar o dia de máscara, num ambiente fechado com mais colegas, mas principalmente por ter que ir de transportes.
Sim, sim, eu sei que também é para andar de máscara, mas nunca se sabe se depois lá dentro não haverá quem as tire e a quantidade de pessoas que vão usar os transportes? Era hábito andarem sempre muito cheios e agora, como vai ser? Sei que estão limitados, mas como se controla, por exemplo no comboio? Enfim…

Gostava mesmo que, depois da pandemia passar, as empresas continuem a apostar no teletrabalho, principalmente aquela onde trabalho 😉


E vocês, também estão em teletrabalho? Estão a gostar?

3 comentários:

  1. Gostei de ler a tua perspetiva, Tita!
    Deste lado não está a ser nada fácil. O facto de trabalhar para vários locais não ajuda. Depois parece que a tua disponibilidade aumenta e as reuniões passam a ser diárias, durante várias horas e até mesmo ao sábado e ao domingo.
    A semana passada foi de um grande sentimento de depressão.
    Dias melhor irão chegar :).
    Tens dois companheiros de trabalho fantásticos. Dos melhores parceiros que se pode encontras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Estou a ver que tens dias muito complicados :( Mas espero que melhorem em breve.
      Se precisares de desabafar, diz!
      Os meus dois companheiros são mesmo do melhor e alegram sempre os meus dias =D
      Beijinhos

      Eliminar