segunda-feira, 11 de maio de 2020

[Opinião] Crónicas da Terra e do Mar de Sandra Carvalho




#1 O Olhar do Açor
Classificação: 4 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

#2 Filhos do Vento e do Mar
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

#3 O Grito do Corvo
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND


Há muito que ouvia falar muito bem desta trilogia de Sandra Carvalho e que abordava a descoberta dos Açores, por isso estava à espera de um romance histórico mas, quem parte com estas expectativas poderá sentir-se algo defraudado. Eu adorei, quer a história, quer as personagens mas não é um histórico sobre a descoberta dos Açores. Encarem como um romance de fantasia com uma pontinha de histórico.

Em O Olhar do Açor conhecemos Leonor, uma jovem fidalga e que nós, leitores, sabemos logo de início que é filha de Constance e do corsário Diogo, e não de Gonçalves Vaz, como toda a gente pensa.
Leonor tem uma vida pacata e feliz, com os seus pais e os seus amigos, principalmente com Guida, que apesar de negra, é a sua melhor amiga. Mas quando o fidalgo Tomás Rebelo tenta "tomar" a Herdade de Águas Santas, Leonor e Guida, têm que fugir e acabam em Lisboa, num barco de piratas portugueses.
E, ao longo das páginas de Filhos do Vento e do Mar vamos acompanhando a viagem de Leonor e Guida, e a vida no barco, e a vida na ilha das Flores em O Grito do Corvo.

O primeiro livro tem um ritmo um pouco mais calmo e que serviu muito bem o propósito de nos dar a conhecer as personagens e, parte, dos seus problemas. E, a minha sorte, foi ler os três livros todos de seguida pois, o final de cada um, "pede" logo o próximo livro. Imagino o "desespero" de quem teve que esperar que o livro seguinte fosse editado.
Os livros têm a qualidade que a Sandra Carvalho já habituou os leitores. Uma grande história, com personagens incríveis e descrições que nos fazem viajar sem sairmos do lugar.
Adorei principalmente as cenas de aprendizagem de Leo no barco. E com piratas destes, também eu gostava de viajar eheheh

2 comentários:

  1. Ando há um bom tempo com curiosidade para ler esta trilogia. Só espero é que não seja desgraças em cima de desgraças como na Saga das Pedras Mágicas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Claro que acontecem coisas menos boas mas não tem tanto drama como a saga das pedras mágicas. Dá-lhe uma oportunidade pois vale a pena ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar