sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Espelho Negro - Juliet Marillier


Quando os pais de Bridei decidem mandá-lo viver com o druida Broichan, o jovem sabe apenas que abandona o lar para aprender as artes da guerra e da erudição. Não tem consciência de que no reino de Fortriu, devastado por lutas internas, um conselho de anciãos está secretamente a arquitectar um plano para garantir um futuro melhor em que ele desempenhará um papel central. Sendo o único rapaz a viver na remota casa do druida, Bridei cedo aprende a conviver com o medo e a solidão. Mas quando acorda a meio de uma noite de inverno gelada e encontra uma criancinha na soleira, recolhe-a e agradece aos deuses essa dádiva de uma companhia, se perceber até que ponto esse gesto vai determinar o seu próprio destino e alterar perigosamente os planos do conselho.
________________________________________________________________________

Este é o primeiro livro da trilogia “As Crónicas de Bridei”, no qual se seguem “A Espada de Fortriu” e “O Poço das Sombras”.
Neste livro assistimos o crescimento de Bridei, desde a sua tenra idade até se tornar num jovem adulto. Bridei foi educado pelo druida Broichan, cujo objectivo é preparar Bridei para o futuro que o espera.
Numa noite gelada de inverno, Bridei acorda e encontra uma bebézinha abandona à porta de sua casa. Bridei aceita esta dádiva dos Deuses e recolhe a bebé – Tuala – prometendo protege-la sempre. No entanto, Broichan sente os seus planos ameaçados com o aparecimento da bebé, pois Tuala é filha dos Boa Gente, um povo que não vive entre o mundo dos homens, que cria as suas regras de acordo com a sua vontade e temidos pelos homens.
Ao longo das páginas, vamos acompanhando Bridei e Tuala, a sua amizade, os seus perigos, a descoberta do amor e o destino destas duas personagens.
(não me vou alongar mais na história para não fazer spoilers)
Quanto à minha opinião… o que dizer sobre este livro?
Esperava mais deste livro de Juliet Marillier. É certo que já há uns 4 anos que não lia nada na autora, mas como adorei a Trilogia Sevenwaters e tinha lido bons comentários sobre As Crónicas de Bridei, acho que tinha as expectativas um pouco altas demais.
Não é que não tenha gostado, no final pode-se dizer que gostei, mas demorei a entrar na história, muitas vezes a achei maçuda e provocou-me algum sono, e o final, na minha opinião, poderia ter sido mais desenvolvido.
No entanto, os próximos dois livros serão os restantes da saga, e segundo o que me disseram, a história mais melhorar… portanto, é esperarem pelos próximos posts ;-)

6 comentários:

  1. Concordo com grande parte do que dizes em relação a este livro. É capaz de ter sido o que menos gostei da Juliet (o que não quer dizer que não tenha gostado). De qualquer modo, aconselho-te a continuares porque os 2 seguintes vão em crescendo... E prepara-te para uma das melhores personagens da Juliet (o Faolan) :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que é sempre um sabor agridoce ler algo, de um autor que gostamos muito, e que não nos enche as medidas... no entanto a tua opinião pode melhorar consideravelmente com os próximos 2 livros da triologia :)

    ResponderEliminar
  3. Canochinha e Ana, não se preocupem, hoje ao almoço já comecei "A Espada de Fortriu" ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu comecei a ler esse livro...e eu sou assim, ou gosto ou não gosto, e eu não fui capaz de ler mais do que umas 20 páginas, se tanto...não gostei nadinha! Assim, se calhar não fiz mal :) bjinho tita

    ResponderEliminar
  5. Argas, percebo-te perfeitamente...eu tb não a leitura me está a custar bastante, costumo pôr o livro de lado. No entanto, tenho ouvido tão bem desta trilogia, q resolvi continuar. Dp deixo a minha opinião sobre os outros 2 e tu vês se vale a pena pegar neles ou não, "bale"? ;-)
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. bale ;) fico à espera da tua opinião, então . bjinho

    ResponderEliminar