domingo, 8 de fevereiro de 2009

A Sangue Frio - Truman Capote


Na madrugada do dia 15 de Novembro de 1959, na pequena cidade de Holcomb, Kansas, quatro membros da família Clutter foram selvaticamente assassinados a tiro de espingarda. Aparentemente não havia nenhum motivo para o crime, e não foram deixadas quase nenhumas pistas. À medida que Truman Capote reconstrói o crime e a investigação que o levou à captura, julgamento e execução dos assassinos, vai criando um clima de suspense arrasador e de espantosa empatia. A Sangue-Frio é uma obra que transcente o seu momento, demonstrando uma profunda compreensão da natureza da violência na América.
__________________________________________________________________________

No início do livro, o autor descreve-nos os últimos dias da família Clutter, o seu dia-a-dia, antes de serem brutalmente assassinados.
Após o crime tem sido descobertos, somos convidados a conhecer os medos e receios dos habitantes daquela pacata cidade, a própria investigação policial e os próprios assassinos.
Foi um livro que me impressinou com a descrição da descoberta dos corpos e com o próprio crime, pois é uma história verídica.
Ao longo do livro, é-nos apresentado promenores sobre o percurso dos assassinos, desde a sua infância. Penso que tais detalhes prentendam ser um meio para os tornar mais humanos e que tenhamos "pena", pois tiveram um infância difícil. No entanto, eu não os consegui ver dessa maneira, pois assassinaram quatro pessoas, como o próprio nome do livro "a sangue-frio" e sem motivo palpável, apenas ganância.
É um livro um pouco pesado, para o que normalmente leio, no entanto, foi uma boa leitura, apesar do tema - crime - e recomendo. Tenho a agradecer à colega que me emprestou o livro, pois, é sem dúvida, uma leitura viciante, que nos faz virar uma página a seguir à outra...primeiro para sabermos como os assassinos serão capturados e depois para seguirmos o seu fim.

6 comentários:

  1. Comprei com a revista Sábado há uns tempos, mas como tantos outros, ainda não li... :/

    ResponderEliminar
  2. Pois Canochinha, a tua famosa lista de livros por ler ;)
    Por acaso ainda não fiz nenhuma colecção da revista Sábado, mas tenho q começar a pensar nisso *blush*

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro para ler desde que saiu o filme. Há sempre outro que aparece e, quando o folheio, tenho sempre medo de o achar maçudo. É tempo de lhe dar uma oportunidade, tendo em conta a tua crítica :)

    ResponderEliminar
  4. Não vi o filme, e ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre ele, ou sobre a obra - e a realidade - que o originou. Parece definitivamente o meu tipo de livro... Acho que o vou colocar na minha wishlist :)

    ResponderEliminar
  5. Cristina, não lhe chamaria maçudo, até pq tive sempre vontade de virar para a pág seguinte. Achei-o foi um pouco pesado.

    Ana, eu tb não vi o filme e qd o comecei a ler tb quase não sabia mt, apenas q a colega tinha sentido q a escrito era viciante.
    Se o queres comprar, aproveita, tenho-o visto em promoção (10€) ;)

    ResponderEliminar
  6. Depois a desencaminhadora sou eu... *snif*
    ...já licitei um que está no miau *blush* =(

    (sou fraca, fraca, fraca...)

    ResponderEliminar