terça-feira, 3 de março de 2009

P.S. - Eu amo-te - Cecelia Ahern



Quase todas as noites Holly e Gerry tinham a sua private discussion - qual dos dois é que se ia levantar, enfrentar o frio soalho de tijoleira e voltar tacteando pateticamente para a cama? Comprar um candeiro de mesa-de-cabeceira parecia não fazer parte dos seus planos, e assim o episódio da luz repetia-se a cada noite, num ritual cómico a que nenhum desejava, aparentemente, pôr termo.
Agora, ao recordar esses momentos de pura felicidade, Holly sentia-se perdida num presente sem Gerry. Mas ele conhecia-a demasiado bem para a adeixar no mundo sozinha e sem rumo Por isso, imagina uma forma engenhosa de perpetuar ainda por algum tempo a sua presença junto da mulher que amava, incentivando-a a aprender a viver de novo. Como é que se sobrevive à perda de um grande amor? Na primeira parte da narrativa, Holly ter-nos-ia simplesmente respondido: não se sobrevive. Mas Holly sobreviveu!
P.S. - Eu amo-te é uma narrativa admirável sobre a coragem, amizade e o amor. A sua adaptação ao grande ecrã com o título P.S. I Love You, é já uma realidade.
______________________________________________________________________

Acompanhamos a história de Holly, de 30 anos, após a morte do seu marido, devido a um tumor cerebral.
Holly sente-se triste e abatida e acha que sem Gerry a sua vida não tem sentido, no entanto, Gerry deixou-lhe 10 cartas, uma para cada mês. É à volta destas cartas, que Holly recomeça a viver...cada mensagem tem o novo desafio que Gerry lhe preparou.
Não é fácil superar a morte de alguém que amamos, no entanto, vivendo um dia de cada vez, Holly consegue, e vai descobrindo que é capaz, não só porque Gerry lhe deixou aquelas mensagens, mas também devido ao apoio da sua família e dos seus melhores amigos.
Não é nenhuma obra-prima, mas tem uma escrita que cativa e emociona o leitor... em algumas partes, apareceram-me umas lagrimitas no canto do olho ;-)

E como tudo não são rosas, mais uma vez deparei-me com uma má tradução, situações em que verificamos que o texto é simplesmente uma tradução à letra do inglês. No entanto, não deixa de ser uma bela história de amor, pois Gerry, mesmo nos últimos meses da sua vida, arranjou maneira de Holly ultrapassar a sua perda.

8 comentários:

  1. Já acabaste? Isso é que foi rapidez, ainda falam de mim :)
    O livro é giro, sim. Quanto à tradução, nem vou comentar...

    ResponderEliminar
  2. Ainda não te estava a seguir?! blasfémia! :) Ainda não li este livro...mas já vi o filme e ADOREI; mas também com dois homens daqueles, cada um mais lindo que o outro...como não adorar? :) E que história de amor!! Só vem à cabeça...eu não quero ficar sem o meu :|

    ResponderEliminar
  3. Canochinha, apesar da tradução, gostei bastante do livro, pois tb gosto de romances, apesar deste não ser o romance típico. Qt à rapidez, não sei o q dizer =P o livro era reativamente pequeno e fez-me querer sempre voltar a próxima pág.

    Argas, o filme ainda não vi, mas será um dos próximos a ver, pois fiquei bastante curiosa com as personagens eheheh
    Tens toda a razão, qd se encontra o amor, não o queremos perder... eu cá ainda ando à procura eheheheh

    ResponderEliminar
  4. Não procures muito...que ele aparece quando menos esperares :) Olha tita, deixei-te uma MP no fórum do Cantinho das Receitas.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Se a tradução é realmente má, prefiro então ler na versão original, que tenho em e-book. Agora é arranjar coragem para passar as noites em frente ao pc a ler... :/

    ResponderEliminar
  7. Acho que não conseguia ler este livro, tal é o medo que tenho de perder o meu próprio amor

    (apesar de tudo parece uma história linda :))

    ResponderEliminar
  8. White Lady a tradução deixa um bocadinho a desejar, por nota-se q algumas partes do texto são tradução à letra, no entanto gostei bastante do livro.

    Ana, o livro é giro e tem uma bonita história de amor. A maneira como Gerry decidiu ajudar Holly é linda.

    Agora tenho q ver o filme...é mais um dos muitos que estão por ver... entre livros e filmes, decido-me sempre pelos livros eheheh

    ResponderEliminar