sexta-feira, 10 de abril de 2009

A Ilha - Victoria Hislop


Numa altura em que a sua vida estava dominada por um dilema, Alexis Fielding sentia-se mais determinada do que nunca a levantar o véu de mistério que sempre encobriu o passado da sua mãe, Sofia. Alexis sabia apenas que Sofia tinha sido criada numa aldeia de Creta. Decidiu, então, fazer uma viagem até às ilhas gregas e, para sua surpresa, Sofia achou que estava na altura de ela saber mais acerca do passado. Antes de Alexis partir para a sua viagem, Sofia deu à filha uma carta para entregar a uma velha amiga, Fotini, e prometeu-lhe que através dela ficaria a saber muito mais...

Quando encontrou Fotini, Alexis ficou finalmente a conhecer a história que Sofia escondeu toda a vida: a história de uma família dilacerada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre que o passado poderá ajudá-la a resolver o futuro...
_____________________________________________________________

Este livro conta-nos a história de uma família grega, ao longo de várias gerações. Quando Alexis parte para a Grécia, de férias e resolve conhecer as suas raízes. Sofia, sua mãe, incapaz de lhe contar a sua história, escreve uma carta à sua amiga Fotini, a pedir para contar a sua história a Alexis.
Vamos aompanhando a história, desde os avós de Sofia e o crescimento das suas duas filhas, no entanto, esta família é marcada pela tragédia.
Temos também presente a história da ilha de Spinalónga, que entre 1903 e 1957, era uma colónia de leprosos. Assim que era detectada lepra, os doentes eram obrigados a irem viver para a ilha.
Somos confrontados com o facto de as pessoas que tinham lepra, serem obrigadas a abandonar a sua vida e a sua família, no entanto, na ilha, conseguiam viver uma vida normal, sempre com a esperança de cura.

No entanto, apesar de a tragédia assolar esta família, é um livro cheio de amizade e de luta contra o que nos parece que nos vai destruir. Gostei bastante.

1 comentário:

  1. A POUCO TEMPO LI O LIVRO A ILHA E ME EMOCIONEI , ELE NOS MOSTRA COMO TEMOS PRECONCEITO COM PARTES DA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA. RECOMENDO A TODOS.

    ResponderEliminar