quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Fantástica Aventura dos Anões da Luz, em busca de Sulti - Catarina Coelho



Esta é a história de uma comunidade de anões, os Anões da Luz, que possui uma magia muito poderosa (a qual eles não sabem utilizar a não ser para fazer o bem) e vive em harmonia, na sua aldeia, longe de todo o mal e sem ter sequer a verdadeira consciência de que, fora da sua comunidade, há seres muito diferentes deles, seres capazes de fazer o mal para atingir os seus fins. O responsável pela poderosa magia deste grupo de anões é Sulti, o feiticeiro da comunidade, sem a presença do qual a magia não funciona. Um dia, a aldeia dos Anões da Luz é invadida por um grupo de homens, que querem raptar o feiticeiro, para assim obter a magia dos anões e o poder que esta confere. Os anões tentam defender-se usando a magia, mas, perante a assustadora visão das armas e do que estas são capazes de fazer (os anões não faziam ideia de que existiam tais objectos), o feiticeiro não consegue pôr em prática a sua magia e acaba por ser raptado pelos homens. É assim que um grupo de anões decide deixar os restantes habitantes da comunidade e partir numa perigosa viagem...
_______________________________________________

Graças à simpatia da Catarina, que nos ofereceu o seu livro, no encontro da estante de livros, “entrei” no mundo por ela criado =) Enquadra-se no género fantástico, um dos meus preferidos, virado para um público juvenil, sendo portanto uma leitura mais “light”.

A história centra-se nos Anões da Luz, e na sua tentativa de salvar o seu feiticeiro, que foi raptado pelos homens da Cidade da Escuridão. Assim, um grupo composto por 8 anões parte em busca de Sulti (o feiticeiro), iniciando-se assim uma viagem cheia de perigos e aventuras.
Esta história passa mensagens muito importantes: a bondade das pessoas, a força de vontade e as relações humanas.
Apesar de tantos perigos, os anões mantendo-se fiéis ao seu objectivo e ideais, acreditam neles próprios, e conseguem ultrapassar as dificuldades ao longo do seu caminho, o que é uma boa filosofia de vida… acreditando em nós próprios, conseguiremos vencer os obstáculos que nos possam parecer mais difíceis de superar.
Importante ainda realçar o facto da inter-ajuda. Os anões ajudam-se mutuamente e ao longo do caminho, encontram várias pessoas boas e prontas a ajudar.

Uma leitura bastante agradável e que nos põe a pensar em que tipo de pessoas seremos… Bons e corajosos como os Anões da Luz? Ou maus como os homens da Cidade da Escuridão?
O final do livro faz-nos esperar pela continuação da história.
Muitos parabéns Catarina, pois gostei bastante =D

2 comentários:

  1. Que sorte... a ti oferecem-te livros... se não for eu a pedinchar nos meus anos, ninguém me dá =) Tenho que ser eu a comprar tudo =D
    Sendo este do género fantástico, havia mesmo grandes probabilidades de gostares!!! A Catarina acertou em cheio ;)

    ResponderEliminar
  2. Sabes como é... somos VIP's eheheh
    A Catarina foi uma querida, em nos oferecer o livro escrito por ela =)
    E apesar de ser um livro mais virado para o público juvenil, gostei bastante...ou não fosse uma fã tb de livros juvenis eheheh

    ResponderEliminar