terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Monte dos Vendavais - Parte 1



Deixo aqui o meu comentário sobre a primeira parte da leitura, até à pág 104. Mas atenção, se nunca tiverem lido a história é melhor não lerem o que escrevi, pois contém spoilers. Deixo ainda o link para o blog da Tinkerbell, onde poderão ler os comentários das restantes participações. AQUI

O meu comentário:

É uma história dentro de uma história. Mr. Lockwood, o novo inquilino da Granja Thrushcross, trava conhecimento com Mr. Heathcliff, o seu senhorio, e que desperta nele uma necessidade de querer saber mais sobre o homem misterioso que é Heathcliff. Na Granja, acaba por pedir a Helen Dean, governanta, que lhe conte a história de Heathcliff.
Ficamos a saber que Heathcliff foi adoptado, ainda criança, por Mr. Earnshaw, pai de Hindley e Catherine. O aparecimento de Heathcliff provoca muitas mudanças na família no Monte dos Vendavais, nomeadamente em Hindley, que passa a desprezar e a mal-tratar Heathcliff, enquanto, o seu pai demonstra muito carinho por ele, cedendo sempre aos seus pedidos. No entanto, achei um bocadinho estranho Mr. Earnshaw preferir Heathcliff ao seu próprio filho - Hindley - e fiquei a pensar se no final do livro, não viremos a descobrir que Heathcliff é bastardo de Mr. Earnshaw (posso estar a dizer um grande disparate, mas realmente não conheço a história).
Após a morte de Mr. Earnshaw, Hindley passa a tratar Heathcliff como um criado e minimizando todos os contactos existentes entre Heathcliff e Catherine, que se tinham tornando muito amigos, e aproximando esta dos irmãos Linton, vizinhos ricos que moram na Granja.
É ainda nesta primeira parte da leitura, que Hindley casa com uma jovem, e que tem um filho - Hareton, no entanto a sua jovem esposa acaba por falecer, e Hindley começa a tornar-se mentalmente instável.
Com o passar dos anos, Heathcliff vai alimentando um ódio e uma sede de vingança de Hindley, e revelando um comportamento muito rude. No entanto, permanece no Monte dos Vendavais, talvez conservando a esperança de poder viver com Catherine. No entanto, ouve esta contar a Helen Dean que vai casar com Edgar Linton, visto este, ao contrário de Heathcliff, lhe poder oferecer um estatuto social superior, decide abandonar o Monte e desaparecer. Será que se Heathcliff não ouvisse a conversa não teria fugido? Nesta questão, julgo que mesmo se Catherine tivesse tido uma conversa fraca com Heathcliff, ele acabaria por abandonar o Monte dos Vendavais, pois o seu sentimento de vingança é mais forte do que o amor que sente por Catherine.
Catherine acaba por casar com Edgar, e vai viver para a Granja Thrushcross, juntamente com Helen Dean. Mas será que esta decisão a vai fazer feliz? Poderá o dinheiro trazer felicidade? Poderá Catherine amar Edgar como ama Heathcliff?
Apesar de ainda não ter detalhado muito Catherine no meu comentário, esta é-nos mostrada como uma rapariga mimada e que consegue manipular os outros consoante os seus desejos.
Na minha opinião, achei-os diferentes e ao mesmo tempo parecidos - Catherine e Heathcliff, pois apesar das suas diferenças de personalidade, são ambos manipuladores.
Alguns anos depois, Heathcliff acaba por regressar, rico, e instala-se no Monte dos Vendavais, onde Hindley se encontra num estado de quase loucura, em que a morte da mulher o tinha deixado. Volta também a manter contacto com Catherine, na casa desta, apesar de não suportar o Edgar. Interpretei este gesto de Edgar, como uma demonstração de amor pela sua esposa, no entanto, não entendo porque Catherine pretende manter contacto com Heathcliff, na sua casa, mesmo sabendo que o marido não o suporta e vice-versa. Será que pretende de alguma forma, magoar o marido? Mas porquê?

4 comentários:

  1. Eu não tenho a certeza do porquê a essa pergunta... bem, eu tenho que voltar a lê-lo, porque adorei.

    Mas segundo as minhas teorias, Catherine e Heathcliff são muito parecidos, principalmente em feitíos... Mas cada um deles é orgulhoso à brava!

    Mas o amor verdadeiro faz dessas coisas! (mesmo que não pareça que eles não tenham amor entre si)

    Sim... ambos cometem erros, bastantes, durante o Romance. Mas como disse eles são orgulhosos e não querem admitir nada. E por isso a Catherine optou por se casar com um homem, rico, poderoso e fácil de manipular. Que para além disso tudo ele amava-a, o que teria ela a perder? Nada!

    Então aparece o Heathecliff e faz o mesmo erro que Catherine, casa-se com alguém que não ama, mas que por sua vez, Isabel, ama-o (ah tola!). Ele aproveita-se.

    A Catherine acaba por morrer... não nos braços de Heathcliff (mas quase) mas sim nos braços de Edgar, pouco depois da filha morrer.

    Acho que, para finalizar, a nossa amiga Catherine, a amada do Heathcliff, não estava nada importada com Edgar, tanto que antes de morrer (salvo erro) andou metida com o Heathcliff que entrava pela janela todas as noites.

    Bom... acho que é tudo. ;)

    ResponderEliminar
  2. Desculpa à bocado dei um erro horrivel... eu queria dizer: que a Catherine morreu pouco depois da filha nascer e não morrer. xP

    Desculpa. :x

    ResponderEliminar
  3. Bonnie, obrigada pelo teu resumo.
    Eu gostei bastante do livro. Foi le-lo quase sem parar =)
    É sem dúvida um grande clássico.

    ResponderEliminar
  4. Mesmo xD Eu amei! Aquelas intrigas e amores... ** O fim foi demais!

    ^^ Gostei do que li aqui, no blog. xD Qualquer coisa, passa no(os) meu(s)

    ResponderEliminar