quarta-feira, 17 de março de 2010

Curar o Stress, a Ansiedade e a Depressão sem medicamentos nem psicanálise - David Servan-Schreiber


Este livro foi-me recomendado pela médica, quando em Outubro passado, eu não conseguia dormir e andava super stressada, no entanto só agora é que senti disposição para o ler, pois não sou pessoa para ler livros de auto-ajuda. No entanto, não posso considerar este livro típico de auto-ajuda., pois apresentamos muitos termos e casos médicos com os quais o autor se cruzou.
O próprio corpo tem "mecanismos" que o podem levar à cura, apenas temos que ir encontrando o nosso equilíbrio. Algo muito interessante é saber que o nosso cérebro se divide em duas partes: a cognitiva (linguagem) – e a emocional (ritmo cardíaco, tensão arterial, apetite, sono, libido e sistema imunológico). Com base nestas duas partes do cérebro, David Servan-Schreiber partilha connosco sete passos que nos permitem combater o stress e manter o nosso corpo num equilíbrio emocional.
No entanto, esperava dicas um pouco mais práticas, no entanto, achei bastante interessante os conhecimentos que transmitiu.

Em jeito de dica, deixo-vos algumas dicas do livro:
1. Coerência cardíaca - Uma forma de o conseguir é duas respirações lentas e profundas, e fazendo a expiração até ao final, fazemos uma pausa de alguns segundos e deixamos que a inspiração surja naturalmente. Depois, devemos imaginar que esta respiração lenta é realizada pelo coração e por fim, a concentração deve ser dirigida à sensação de calor ou de expansão no peito, ao mesmo tempo que nos devemos recordar de uma sensação agradável.
2. Integração neuroemocional pelos movimentos oculares - É uma espécie de hipnose que é estimulada através do movimento rítmico dos olhos, idêntica aos movimentos que os nosso olhos fazem quando sonhamos, sendo muito útil para eliminar traumas. Esta teoria é conhecida como EMDR (Eye Movement Desensitization Reprocessing), e estimula a actividade do sistema parassimpático.
3. Contacto com o sol - O sol tem efeitos bastante positivos no nosso corpo. Até o próprio acordar deveria ser gradual consoante a luz do dia e não com o despertador. Achei interessante haver uma luz que se coloca no candeeiro que simula o amanhecer e o efeito positivo que trouxe ao paciente.
4. Acupuntura - Ao ler este capitulo perguntei-me a mim própria se as dores que tenho sentido nas costas, se serão ou não sintoma de stress. E fiquei tentada a experimentar esta técnica =)
5. Exercício físico regular - Uma actividade de no mínimo 20 minutos, três vezes por semana, é benéfica quer física quer psicologicamente.
6. Alimentação rica em ómega-3 - Deveríamos comer mais peixe, nomeadamente peixes atum, salmão, crustáceos e legumes verdes.
7. Contacto afectivo - Todos nós necessitamos de boas relações afectivas, sejam com pais, irmãos, amigos, namorado, marido, ou até mesmo com um animal.
8. Saber escutar - É importante sabermos escutar os outros e não apenas ouvir, e numa conversas de 15 minutos conseguimos que os outros se sintam mais "leves".
9. Relação com os outros - E podermos "oferecer" algo à sociedade onde estamos inseridos, de forma a combatermos a solidão.

2 comentários:

  1. Obrigada pela crítica ao livro! Agora quero comprá-lo!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a critica desse livro e vou averiguar para comprá-lo porque parece que vai me ajudar bastante com os problemas que tenho.
    O único medicamento que tomo é o penvir porque o medico me receitou, mas depois tento fazer uma vida natural.

    ResponderEliminar