sábado, 6 de março de 2010

O Talentoso Mr Ripley - Patricia Highsmith


Tom Ripley, um jovem desempregado que se dedica a pequenas burlas, é contactado pelo pai de um velho conhecido, que lhe oferece uma viagem a Itália com todas as despesas pagas para tentar convencer o seu filho Dickie a voltar para casa e encarregar-se da empresa familiar. Na Itália, Tom afeiçoa-se a Dickie e conhece uma existência despreocupada e luxuosa a que nunca tinha tido possibilidade de aceder. Quando Dickie começa a suspeitar das boas intenções do seu novo amigo, Tom fica desesperado, chegando a extremos impensáveis para poder manter o acesso àquele estilo de vida.
________________________________________________________________

Apesar de não ter recursos financeiros Tom Ripley ambiciona viver uma vida despreocupada e desafogada. É então contactado pelo pai de um conhecido, com o objectivo de ir a Itália e convencer o filho - Dickie - a voltar para casa.
No entanto, Tom adapta-se muito facilmente ao tipo de vida de Dickie e que se recusa a deixar.
Adorei a escrita e a forma como a personagem de Tom se transforma , como fabrica as mentiras, e como se consegue "safar" das situações.
Sei também que a autora escreveu vários livros sobre a mesma personagem, e fiquei com vontade de, no futuro, ler os restantes livros, pois tenho curiosidade em saber como qual é a evolução de Tom Ripley.

Sem comentários:

Enviar um comentário