quarta-feira, 3 de março de 2010

Onde vamos parar?

Ontem estava eu a ver o "Nós por cá", quando um dos temas era o facto de numa escola, uma turma de alunos do 5ºano, não terem aulas de uma determinada disciplina (não me recordo qual), e os pais se mostrarem descontentes.
Até aqui nada de especial, e já sabemos que esta situação é algo recorrente nas escolas deste país, até quando eu andava a estudar (já lá vãos uns aninhos jeitosos) chegou-me a acontecer.
Mas o que me fez "comichão" foi os pais virem dizer que o último professor se tinha embora depois de ter dito que a turma eram muito indisciplinados e mal-comportados, e esta mãe completamente indignada pelo professor ter dito aos alunos! o.O Mas vamos lá ver… esta gente acha que os filhos são uns verdadeiros anjinhos, mas a verdade é que eles nas suas costas são pior que o diabo (e falo pelo contacto próximo que tive com crianças, neste caso, da primária). Actualmente assistimos a crianças que fazem gato e sapato dos pais, ofendem-nas, e os paizinhos ainda acreditam que os filhos são uns verdadeiros anjos?! É como as criancinhas almoçarem nas cantinas da escola, não "gostarem" da comida, ligarem para os papás (sim, crianças com menos de 10 anos já têm telemóvel), e depois as mamãs e os papás falam com as educadoras para não obrigarem as criancinhas a comerem!
Mas afinal de contas vivemos em que planeta? Que é feito dos pais que não fazem as vontades todas aos filhos, mas que os ensinam a viver e a respeitar os outros? Os pais de hoje em dia "andam" ao mando dos filhos e chegam ao ponto de irem ofender os professores… no meu tempo, os pais iam à escola para dizerem aos professores que se o filho se portasse mal para o castigar (ou mesmo dar-lhe umas reguadas), apanhámos uns açoitezinhos de vez em quando, mas não nos fez de nós uns coitadinhos, mas sim (grande maioria) pessoas responsáveis.
Mas o que assistimos agora? Os pais não podem dar uma palmada ao filho que se porta mal, mas os filhos podem bater nos pais?!
Atenção, não estou a defender os maus tratos, mas sim aquela palmada terapêutica que nos fez tanto bem.

Acho triste a suposta evolução que vamos assistindo.

1 comentário:

  1. Concordo contigo. Vamos lá a ver onde é que isto irá parar. Dentro de 20 ou 30 anos já devemos ter uma ideia. Se até lá isto não se virar tudo de pernas para o ar!!

    Boas leituras!

    PS: Passa pelo Lydo, que está lá até Domingo um passatempo no qual podes ganhar um exemplar do livro «O Passado que Seremos» da Inês Botelho!

    ResponderEliminar