quarta-feira, 3 de março de 2010

A Praia do Destino - Anita Shreve



A arrebatadora história de um amor impossível. Uma meditação sobre o erotismo feminino e os preconceitos sociais.

Olympia Biddeford é a filha única de um proeminente casal de Bóston - uma jovem precoce a quem o pai afastou das instituições académicas com o objectivo de lhe garantir uma educação refinada e pouco convencional. No Verão de 1899, Olympia tem quinze anos e a sua vida está prestes a mudar para sempre. Cheia de ideias e entusiasmada com os primeiros arrebatamentos da maturidade, é admitida no círculo social do pai, que contempla artistas, escritores, advogados e, entre eles, John Haskell, um médico carismático. Entre ambos nasce uma impensável e arrebatadora paixão. Sem ter em conta o sentido das conveniências ou da auto-preservação, Olympia mergulha de cabeça numa relação cujos resultados serão catastróficos - John tem quarenta anos, é casado e pai de quatro filhos…
__________________________________________

Um romance passado na Nova Inglaterra, no final do século XIX e início do século XX, em que a autora foca quer a classe mais rica, como também a classe dos franco-americanos que trabalham nas industrias têxteis.
Como história principal, acompanhamos Olympia Biddeford, de 15 anos, que se apaixona por um amigo do seu pai, que tem 41 anos, á casado e pai de quatro filhos. Não posso dizer que esteja de acordo com o que Olympia e John fizeram, pois se há algo que não suporto é a traição, mas talvez naquela época fosse mais fácil tentar manter uma relação às escondidas, pois Olympia é muito mais nova do que John, e também não sei até que ponto, neste época fosse fácil as pessoas aceitarem uma separação.
Mas continuando com a história… Nesta primeira parte, acompanhamos como Olympia e John se conhecessem, como iniciam um relacionamento e como são abruptamente descobertos.
Nas partes seguintes, acompanhamos as consequências na vida de Olympia e a forma como esta tenta refazer a sua vida.
Não me vou alongar nos desenvolvimentos para não estragar a surpresa do livro. É uma leitura agradável, escrito de forma simples, num período muito conservador e preconceituoso, em que mistura amor e coragem.

2 comentários:

  1. É um livro muito bom, de leitura fácil, e que prende o leitor desde o início.
    Adorei a sua historia,chorei em algumas passagens do livro.
    Depois de terminar de o ler, durante uns dias senti-me inqueta e triste,por deixar de fazer parte da vida de Olympia.
    Obrigada Anita Shreve.

    ResponderEliminar
  2. Adorei ler este romance....está escrito duma forma simples que faz com que o leitor se entregue ao prazer de ler um bom livro.
    Fez-me lembrar dum grande amor e que também não deu certo. Claro que não havia grande diferença de idades mas fica sempre aquela marca que não se esquece.

    ResponderEliminar