domingo, 23 de maio de 2010

Terra de Neve - Yasunari Kawabata


Shimamura viaja de comboio para um balneário das regiões montanhosas do norte do Japão. Fica cativado por uma voz feminina que ressoa no comboio. A nulher, Yoko, acompanha um homem, Yukio, filho de uma professora de música que vive na vila para onde se dirige Shimamura. Este tem a intenção de se reencontrar ali com uma geisha, Komako, que conheceu numa viagem anterior, quando ela ainda não se dedicava profissionalmente a esses mesteres. Está embelezado com a delicadeza dela, mas resolve ficar unicamente pela amizade, contemplando a possibilidade de futuras visitas. O sugestivo decorrer das estações influirá nestas relações humanas.
______________________________________________________________________

A história passa-se numas termas nas montanhas no norte do João, num local chamado Terra de Neve, e foca-se na relação entre Shimamura, um homem de Tóquio, e Komako, uma jovem gueixa.
Apesar de se pequeno, foi um livro que me custou a ler e que ao fim do segundo dia pensei em pô-lo de lado, mas lá resolvi chegar ao fim. Apesar de alguns detalhes da cultura japonesa, não me cativou, pois achei a escrita algo confusa, visto os sentimentos, decisões e diálogos entre as personagens serem algo contraditórias e estranhas.
Esperava um livro mais na onda do "As memórias de uma gueixa", que li há uns anos e gostei muito, mas este, não me deu o prazer que eu esperava.

Julgo que para algumas pessoas, este poderá ser um bom livro, mas decididamente não faz o meu tipo de leitura.

1 comentário:

  1. Eu também já li "As Memórias de Uma Gueixa" e adorei. Também tenho "Terra de Neve" na estante, mas nunca o li. Tenho de experimentar. Já agora, quero ver se sinto o mesmo que tu. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar