quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Dias da Febre - João Pedro Marques


Descendo a Calçada de Santana e espreitando por entre as cortinas da sua carruagem, Elvira Sabrosa vislumbra Robert Huntley, um inglês que não via desde os tempos da infância, há mais de 20 anos.
Os Dias da Febre narra as circunstâncias que conduziram ao reencontro de Robert e Elvira, e o que dele decorreu. O cerne da acção situa-se em 1857, quando Lisboa estava a ser atingida por uma epidemia de febre-amarela que mataria quase 5 mil pessoas. É nesse contexto alarmante e febril que a intriga se desenvolve e que o leitor é convidado não só a conviver com as figuras da época, mas também a percorrer a cidade em toda a sua diversidade, dos camarotes do S. Carlos às ruas apertadas de Alfama, das enfermarias do Hospital de S. José às bancadas das Cortes, dos salões das senhoras das classes altas ao bulício do café Nicola.
Romance histórico escrito por um historiador e extensamente apoiado na documentação existente, Os Dias da Febre tem a História sempre presente sem, todavia, se dar muito por ela, já que se trata de uma história da vida quotidiana, embebida na própria narrativa. Isto significa que não estamos apenas perante um romance sobre uma epidemia, a morte e o amor: Os Dias da Febre é também uma viagem pelos sons, os cheiros, as gentes, as casas, os costumes, as cores - numa palavra, pela vida - da Lisboa de meados do século XIX.
___________________________________________________

Comprei este livro a semana passada, pois logo no início da semana terminei o livro que andava a ler e como não tinha trazido mais nenhum, senti que tinha que comprar um para me fazer companhia o resto da semana.

Andei na Wook e a escolha recaiu para “Os Dias da Febre”, que além de ser um romance histórico, é de um autor português (ando a tentar ir lendo mais autores portugueses) e como me tinha sido recomendado, resolvi traze-lo comigo.

O título do livro pode-nos levar a acreditar que o tema central do livro é precisamente sobre a febre-amarela que assolou Lisboa no século XIX, mas na verdade a doença serve apenas como pano de fundo à história de amor ente Elvira e Robert.

No início, em cada capítulo vão-nos sendo apresentadas as diferentes personagens e a história de cada uma delas, através de alguns recuos no tempo, sendo que com o avançar da história, temos personagens que se vão cruzando e nós vamos juntando todos os pedacinhos de informação.

O que me desiludiu um bocadinho foi a parte histórica, pois apesar de termos alguns detalhes sobre os costumes da época, gostaria de ter visto esta componente mais desenvolvida, como também as informações sobre a febre-amarela, onde se poderia ter introduzido mais informações médicas sobre este período.

Não posso dizer que adorei, mas foi uma leitura agradável.

1 comentário:

  1. Novo passatempo no Refúgio dos Livros:

    http://refugio-dos-livros.blogspot.com/2010/10/passatempo-presenca-um-amor-sem-tempo.html

    Diana
    Refúgio dos Livros

    ResponderEliminar