quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Segredos de Família - Kim Edwards


Numa noite de Inverno de 1964, quando uma tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto dos seus filhos gémeos. O filho, o primogénito, é perfeitamente saudável, mas David apercebe-se de imediato de que a filha é portadora de síndrome de Down. Convencido de que está a fazer o que está correcto, David toma uma decisão precipitada que irá ensombrar as suas vidas para sempre. Pede a Caroline, a enfermeira, que leve a bebé para uma instituição, mas ela acaba por fugir para outra cidade,onde irá criar a bebé como sua própria filha. Segredos de Família foi seleccionado para o Barnes and Noble Discovery Award e ganhou o Kentucky Literary Award for Fiction em 2005. Foi o número 1 no New York Times Best Seller e vai ser publicado em Itália, no Japão, Brasil, Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Espanha, Polónia, China, Taiwan, Israel, Turquia e Reino Unido.
_______________________________________________________________

Da primeira vez que li a sinopse pareceu-me interessante e fiquei com o livro debaixo de olho. Entretanto, passado uns tempos, vi um pack com este e outro livro da autora, pelo o preço de apenas um livro, portanto nem hesitei.

Tudo começa quando numa noite de tempestade, o Dr. David Henry tem que fazer o parto da sua própria mulher, auxiliado apenas por uma enfermeira. Durante o parto, David tem uma surpresa. Afinal a sua esposa - Norah - está grávida de gémeos, e o seu primogénito, um rapaz - Paul - é um bebé perfeito, mas a sua filha - Phoebe - é portadora do Síndrome de Down. Davi dominado pelo pânico e por "fantasmas" do passado, acaba por rejeitar a menina, pedido à enfermeira - Caroline - que leve a bebé para uma instituição. David decide então mentir a Norah (que este inconsciente durante parte do parto) , dizendo-lhe que a sua menina tinha morrido.
Desta forma, o segredo vai acabar por consumir David o resto da vida, ensombrado e influenciando a vida desta família.
Ao longo do livro vamos acompanhando a evolução das duas crianças, Paul e Phoebe, Paul é criado pelos pais e Phoebe por Caroline, que não foi capaz de a deixar na instituição.

Uma história sobre o arrependimento, rejeição, amor e luta contra a discriminação.
Apesar de ter gostado, senti falta do clic que me fizesse agarrar definitivamente à história.

3 comentários:

  1. Olá ;)

    Agora que leste o livro e gostaste, vê o dvd.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Nem sabia que havia um filme, mas vou investigar. Obrigada =)

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Eu trouxe do Blockbuster, mas agora eles fecharam.

    Tenta num video clube.

    Boas Leituras!!!!

    ResponderEliminar