terça-feira, 16 de novembro de 2010

54. Jane Eyre – Charlotte Brontë


Charlotte Brontë conseguiu em Jane Eyre uma fusão perfeita entre o realismo e o romance, incorporando dois temas que persistem no inconsciente colectivo porque expressam aspirações humanas permanentes: o mito de Cinderela, a rapariga pobre e oprimida que casa com o príncipe poderoso, e o mito do sucesso: a recém-chegada sofre, persevera e triunfa da adversidade.
______________________________________________________

Vi a mini-série da BCC quando deu na RTP2, portanto quando me iniciei na leitura já conhecia a história.

É a história de uma jovem cheia de coragem, que lutou para ultrapassar todos os obstáculos que foi encontrando ao longo da sua vida. Jane é uma jovem órfã, não muito bonita, que foi criada por uma tia que não a suporta e com cerca de 10 anos é enviada para uma instituição de ensino para jovens carenciadas. Passado alguns anos, Jane decide que está na altura de procurar um novo emprego, tornando-se preceptora de Adéle, em Thornfield Hall. Previsivelmente Jane apaixona-se por Mr. Rochester, o seu patrão, julgando ser um amor impossível. Com o tempo, ambos percebem que se amam e se completam, mas a história dá uma reviravolta e Jane vê-se mais uma vez na necessidade de ter que lutar pela sua sobrevivência.
Jane tem uma personalidade forte, com uma coragem e persistência únicas que nos fazem desejar ser como ela.
Ao contrário d’ “O Monte dos Vendavais” escrito pela sua irmã Emilly Brontë, em que o amor é destruidor e cheio de violência, “Jane Eyre” mostra-nos que o amor é um sentimento belo e que nos transforma para melhor. O livro passa-nos uma forte mensagem de coragem, de luta pela independência da mulher, e uma história de amor que não acaba como os contos de fada, mas de uma forma realista, em que temos que perceber a verdadeira importância das coisas para sermos felizes.
Recomendo!

3 comentários:

  1. Também adorei este livro. Tanto em termos literários como de romance, é extraordinário.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Este é daqueles livros que sempre adorei toda a minha vida. Quando era pequena li um livrito que tenho em casa que é um resumo da história. Gostava tanto da história que relia vezes sem conta. E quando tive oportunidade de o ler, não a deixei fugir, embora o livro fosse da biblioteca e já era um bocado velhote. E adorei ler a história completa. É mesmo lindissima!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. EstáVento e Neptuno, é mesmo uma história linda. Fiquei fã!!

    ResponderEliminar