quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Iris & Ruby – Rosie Thomas


Na quente e poeirenta cidade do Cairo, vive Iris de 82 anos. Mas a sua casa sossegada e claustrofóbica no velho Cairo, é subitamente agitada pela chegada da sua teimosa e obstinada neta Ruby. Fugindo de uma relação conflituosa com a família, ela procura consolo com a avó que não via há anos.
Um inesperado laço surge entre elas à medida que as duas se tornam confidentes. Iris recorda um Cairo deslumbrante e cosmopolita da Segunda Guerra Mundial. Nesse tempo em que entregou o coração ao seu único e verdadeiro amor, que perdeu numa guerra devastadora.
No passado de Iris reside a resposta para o futuro de Ruby. Esta necessidade de fazer as pazes com o passado vai conduzi-las ao perigoso deserto egípcio, onde esperam encontrar todas as respostas. Mas estarão preparadas para enfrentar o perigo que as aguarda?
_______________________________________________________________________

Foi a primeira vez que li algo da autora e foi uma agradável surpresa, pois esperava um livro daqueles mais românticos.
Iris vive no Cairo, afastada da sua família até ao dia em que Ruby, a sua neta, aparece em sua casa, decidida a ficar lá.
Ao longo do livro, vamos conhecendo o passado de Iris e a sua grande história de amor, mas vamos também conhecendo Ruby.
A autora aposta em constantes saltos no tempo e também no narrador, mas consegue-o fazer de forma a não ser confuso para o leitor.
Temos ainda várias descrições do Cairo, que me fizeram ter vontade de conhecer.

Provavelmente este será o último livro do ano e posso dizer que foi uma boa forma de terminar as leituras de 2010.

Sem comentários:

Publicar um comentário