domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Rainha Vermelha - Philippa Gregory


Herdeira da rosa vermelha de Lancaster, Margarida vê as suas ambições frustradas quando descobre que a mãe a quer enviar para um casamento sem amor no País de Gales. Casada com um homem que tem o dobro da sua idade, depressa enviúva, sendo mãe aos catorze anos. Margarida está determinada em fazer com que o seu filho suba ao trono da Inglaterra, sem olhar aos problemas que isso lhe possa trazer a si, à Inglaterra e ao jovem rapaz. Ignorando herdeiros rivais e o poder desmedido da dinastia de York, dá ao filho o nome Henrique, como o rei, envia-o para o exílio, e propõe o seu casamento com a filha da sua inimiga, Isabel de York.
Acompanhando as alterações das correntes políticas, Margarida traça o seu próprio caminho com outro casamento sem amor, com alianças traiçoeiras e planos secretos. Viúva pela segunda vez, Margarida casa com o impiedoso e desleal Lorde Stanley. Acreditando que ele a vai apoiar, torna-se o cérebro de uma das maiores revoltas da época, sabendo sempre que o filho, já crescido, recrutou um exército e espera agora pela oportunidade de conquistar o prémio maior
__________________________________________________________________

Quando a semana passada fui a casa,a minha mãe e irmã tinham este livro à minha espera e fiquei super contente.

Neste segundo livro sobre a Guerra dos Primos ou das Rosas, acompanhamos Margarida Beaufort desde criança até ao seu filho, Henrique Tudor (Henrique VII) se tornar rei de Inglaterra.
Em criança, a única ambição de Margarida é ir para um convento, pois acredita que a sua vida só mais sentido quando dedicada a Deus. No entanto, a mãe obriga-a a casar com um homem com o dobro da sua idade, nada mais nada menos que Edmundo Tudor. Desta forma, o seu filho, passa a ser um dos herdeiros ao trono.
O objectivo de Margarida, após os Iorques chegarem ao poder, passa por colocar o seu filho no trono, acreditando que está não só a colocar o legítimo herdeiro no trono, como também ser essa a vontade de Deus.
Um livro cheio de alianças políticas, que nos mostra o "outro lado" de muitos episódios nosso conhecidos n'A Rainha Branca.
Mais um livro que não me desiludiu e agora estou em pulgas para que Philippa Gregory escreva o próximo livro (que afinal será sobre a mãe de Isabel Woodville - Jacquetta) e que depois de publicado na versão original, não demore a sair em Portugal.

5 comentários:

  1. Se já leste "A Rainha Branca" só posso aconselhar que leias este. Eu sou suspeita, pois adoro os livros da Philippa Gregory, mas este dois livros sobre a Guerra das Rosas estão muito bons =D

    ResponderEliminar
  2. vou colocar um link no meu blog para este teu comentário, espero que não te importes...
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou fã da época Tudor e da autora Philippa Gregory.

    ResponderEliminar