domingo, 13 de março de 2011

As Serviçais - Kathryn Stockett



Skeeter tem vinte e dois anos e acabou de regressar da universidade a Jackson, Mississippi. Mas estamos em 1962, e a sua mãe só irá descansar quando a filha tiver uma aliança no dedo.
Aibileen é uma criada negra, uma mulher sábia que viu crescer dezassete crianças. Quando o seu próprio filho morre num acidente, algo se quebra dentro dela. Minny, a melhor amiga de Aibileen, é provavelmente a mulher com a língua mais afiada do Mississippi. Cozinha divinamente, mas tem sérias dificuldades em manter o emprego… até ao momento em que encontra uma senhora nova na cidade.
Estas três personagens extraordinárias irão cruzar-se e iniciar um projecto que mudará a sua cidade e as vidas de todas as mulheres, criadas e senhoras, que habitam Jackson. São as suas vozes que nos contam esta história inesquecível cheia de humor, esperança e tristeza.
Uma história que conquistou a América e está a conquistar o mundo.
____________________________________________________________________
A história centra-se em três personagens Skeeter, Aibeleen e Minny, nos anos sessenta numa cidade do Mississípi, numa época em que as diferenças raciais estão totalmente presentes na sociedade, mas onde começam a aparecer os primeiros sinais de igualdade racial.
Skeeter é uma jovem branca, recentemente licenciada e que aspira a ser jornalista e escritora, e Aibellen e Minny são duas criadas negras.
Estas três personagens juntam-se num projecto arriscado mas que pretende mudar mentalidades, mostrando as diferenças entre brancos e negros.

Apesar de não ser um livro arrebatador, gostei bastante do livro. O facto de abordar as diferenças raciais torna a história bastante interessante, em que brancos e negros não podiam partilhar escolas, hospitais e até mesmo wc’s, mas também onde vão surgindo gestos de afecto e amizade.
Um livro que vale a pena e que nos marcar.

2 comentários:

  1. É um livro bastante interessante, e apesar de ter gostado, acho que não consegui descrever totalmente o livro nem o que senti ao ler-lo.
    É um livro que vale a pena.

    ResponderEliminar