sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Abadia de Northanger - Jane Austen

"Quem tivesse visto Catherine Morland em criança nunca poderá supor que nascera para heroína". Até receber o convite da família Allen para passar uns dias no balneário de Bath, em Inglaterra, a jovem Catherine sentia-se amaldiçoada pela sorte. Todavia, nas termas descobre um mundo até então desconhecido e deixa-se seduzir pelos longos bailes bem frequentados. Completamente rendida à vida mundana, Catherine faz-se amiga da bela Isabella Thorpe e perde-se de amores por dois dos mais distintos jovens da cidade: o simpático John Thorpe e o espirituoso Henry Tilney. Mas é na visita à Abadia de Northanger, propriedade ancestral dos Tilney, que a nossa heroína, fascinada pelos romances góticos, vai viver a sua maior aventura. Mergulhada no espírito sinistro da majestosa mansão e completamente toldada por visões romanescas, Catherine imagina crimes, mistérios e conspirações. Serão as suas fantasias verdadeiras?
_____________________________________________________________________________

Depois de ter lido e de ter gostado bastante de "Orgulho e Preconceito", resolvi comprar e ler mais livros de Jane Austen.
Iniciei a leitura deste livro com muitas expectativas, no entanto o tipo de escrita é diferente.
Não senti também muito empatia com Catherine nem com as restantes personagens, nomeadamente por as achar demasiado mimadas e fúteis.

Apesar de ter sido um livro que não me encheu as medidas, vou continuar a ler Jane Austen

Sem comentários:

Publicar um comentário