quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Booking Through Thursday - Bibliotecas

Quantas vezes é que visitas uma biblioteca? Vais para emprestar livros? Fazer pesquisa? Para os multi-visuais? Para conviveres com o staff simpático? Estás lá por amor ou por necessidade? 


Antes de mais, acho as perguntas um bocadinho estranhas, pois então, ir a uma biblioteca para emprestar livros e não requisita-los? Estranho, mas vou tentar responder.
Quanto a ir a bibliotecas requisitar livros, e apesar de uma considerar uma ávida leitora, estou certa que haverá quem leia mais do que eu, mas também há quem leia menos ;-) , tenho que confessar que não tenho por hábito ler livros da biblioteca, pois acabo por ler os livros que compro (ou pelo menos ando a tentar "dar cabo da pilha" eheheh) e julgo que a última vez que requisitei um livro foi o "Lolita" para a leitura conjunta do Fórum Estante de Livros *Uii, há quantos anos foi? Após consultar o Goodreads foi em Abril 2009. Quase 3 anos*
No entanto, um dos meus objectivos é começar a comprar menos livros (só aqueles de séries e de autores que gosto) e passar a frequentar mais a biblioteca (até tenho uma ao pé de casa, só não sei o tipo livros que tem).

Já emprestei alguns livros a algumas pessoas, mas é raro, pois deixei de confiar os meus livros a qualquer pessoa (tive um ex-namorado que me ficou com um livro). Mas claro há excepções, tais como o #twitgang, pois sei que vão tratar bem dos meus livrinhos, como também aos meus irmãos (caso eles me peçam algum emprestado eheheh).
Quando estudava, ia muitas vezes à biblioteca. Até ao secundário, ia para fazer pesquisas para trabalhos de grupo ou individuais, e no faculdade, para estudar para exames. Portanto (e respondendo à última pergunta), diria que iria à biblioteca por necessidade =P
A pergunta a respeito do staff acho-a muito estranha o.O

E já me alonguei muito no texto =)



6 comentários:

  1. Ola! Também sou de Almada. As bibliotecas de Almada e do Feijó têm livros muito actuais. Pode-se consultar na internet os livros e a sua disponibilidade.

    ResponderEliminar
  2. Realmente perguntas estranhas.
    Eu visito muito regularmente as bibliotecas da zona, a maioria dos livros que leio é de lá, compro livros muito raramente, mas são compras bem pensadas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Flor Filipe pelo teu comentário, vou ver se encontro a página na net das bibliotecas do Feijó e Almada para ver os livros que têm.

    Neptuno,eu dificilmente resisto a promoções de livros, daí ir comprando e acumulando tantos livros por ler. Mas sim, quero passar a restringir as minhas compras a apenas autores especiais, e passar a frequentar a biblioteca. Afinal, o importante é ler =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não achei as perguntas assim tão estranhas.
    Nos Estados Unidos há bibliotecas que têm espaços para os leitores partilharem os seus próprios livros e emprestarem a outros leitores, e suponho que não seja o único país onde haja.

    Quanto ao staff, se viveres rodeada de gente que não lê nem gosta de livros e não gostares da internet, visitar uma biblioteca/livraria pode ser o único modo de falar sobre livros com alguém que partilhe o amor :)

    Já não me lembro da última vez que requisitei um livro numa biblioteca :O Sem contar com os livros para a faculdade, há pelo menos 9 anos =/
    Em contrapartida leio bastantes livros emprestados por amigos, twitgang incluido, mas empresto mais do que peço emprestado :)

    ResponderEliminar
  5. Cat não conhecia esse conceito de bibliotecas, mas não deixa de ser interessante.
    Pois, bem visto essa questão do staff, mas lá está, não costumo mesmo frequentar biblioteca.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar