quarta-feira, 27 de março de 2013

Livro, onde estás?

As Minhas Estantes


Este é sem dúvida um dos grandes problemas dos amantes dos livros. Organizar as estantes e encontrar os livros.

Tento ter os meus livros organizados por autor e por género, mas devido ao problema ESPAÇO (outro problema dos booklovers) nem sempre é possível.
É que com cerca de 430 livros, arrumados por várias prateleiras, muitas delas com filas duplas (como podem ver pela foto), muitas vezes é difícil encontrar o livro que quero ler. É ver-me a tirar os livros de diversas prateleiras a refilar constantemente.

E agora, perguntam vocês, qual o objectivo deste post?
Pois bem, o que eu quero saber é como vocês se organizam? Isto é, têm algum sistema ou cábula que vos permita saber em que prateleira estão os livros?

3 comentários:

  1. Há pessoas que usam um sistema tipo o das bibliotecas: um ficheiro com nome do livro e localização. Dá trabalho a fazer mas é uma boa solução para quem tem muitos...Ou juntar os livros de um autor ou de um genéro todos no mesmo sítio...Eu não sofro desse problema como só tenho uma estante...lol

    cumps

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Eu tb sou uma booklover.. mas depois da minha viagem à India durante 5 semanas, voltei com uma vontade "libertar" os meus livros.

    O que fiz foi, entregar a maior parte dos livros numa Loja Social.
    Alguns libertei no Bookcrossing, outros emprestei a amigas que os queriam ler.
    Os unicos que ficarm, foram todos os livros do Nicholas Sparks (pois estão autografados).
    Mas uma forma que encontrei, para separar os livros, foi numa prateleira ficam os livros que ainda tenho para ler.. e quando os ler vão para junto da "coleção", do mesmo escritor.
    Espero que tenha ajudado...e boas arrumações.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Sara, acho que vou mesmo adoptar a técnica de ter um ficheiro a indicar onde é que determinado livro está. Também já tive uma estante, mas aos poucos, os livros vão-se juntando e vais precisar de mais estantes ;-)

    Borboleta, gabo-te a coragem que tu e mais algumas pessoas têm de conseguirem-se separar dos livros. Para já, não consigo, talvez um dia.

    Tento organizar os livros por autores, de forma a estarem juntos, mas às vezes, numa compra posterior não é muito fácil, principalmente se a prateleira já estiver cheia =P
    No entanto, um dia destes, vou fazer outra arrumação e se depois achar que vale a pena, volto a partilhar as minhas estantes =)

    Beijos e boas leituras!

    ResponderEliminar