quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Filme da Semana #1- O Discurso do Rei

Ficha do filme no IMDB aqui

Estreou em Portugal a 10 de Fevereiro de 2011 e ganhou vários Óscares, entre os quais: Melhor Filme, Melhor Director e Melhor Actor - mas ainda não tinha visto o filme.

A história gira em torno do príncipe Albert (...) George, futuro George VI, e da suas dificuldades da fala - a sua gaguez. Perante vários falhanços médicos, Elizabeth procura a ajuda do terapeuta Lionel Logue para que este ajude o seu marido. Os métodos de Logue são pouco convencionais mas consegue estabelecer uma relação de amizade com Bertie (diminutivo pelo qual Albert é tratado pela família e por Logue).
Após a morte do rei George V e da abdicação de Eduardo VIII, Albert acaba por se torna rei George VI, sendo ainda mais importante ultrapassar o seu problema da fala, bem como o medo de falar em público. Mas, a gaguez de George é bem mais do que uma dificuldade da fala, havendo uma forte pressão psicológica e social por trás, passando por ser forçado a ser destro (era canhoto), desde maus tratos durante a infância e ainda ser gozado por quem lhe é próximo, aumentando assim o seu nível de insegurança consigo próprio.

Com uma fantástica interpretação de todos os actores. Colin Firth tem uma prestação irrepreensível, conseguindo transmitir as suas inseguranças, sofrimento e o medo demonstrado pelos microfones, executando a gaguez de forma muito real.
Geoffrey Rush tem uma personagem muito rica e audaz, proporcionando-nos algumas das melhores cenas, quebrando as regras habituais da realeza, e com uma química excelente entre o terapeuta e o rei.
Também Helena Bonham Carter tem uma boa prestação, num filme mais sério do que aqueles em que estou habituada a vê-la mas que gostei bastante.

Gostei bastante do filme, do elenco e da química entre as personagens, no entanto não o achei extraordinário.

2 comentários:

  1. Concordo a 100% com a tua última frase:) O meu primeiro filme deste ano para o desafio foi o Singing in the rain. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começaste o ano com um clássico ;) Nunca vi o Singing in the rain e é daqueles filmes que a minha mãe também nunca conseguiu ver o filme todo eheheh Lembre-me quando ela estava grávida do meu irmão, tentou ver o filme várias vezes (tínhamos em VHS) mas adormecia sempre ;)
      Beijinho

      Eliminar