quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Filme da Semana #2 - Looper

Ficha do filme no IMDb

Acção desenrola-se em 2044 onde sabemos que trinta anos depois, existe uma tecnologia que permite viajar no tempo e desta forma, a máfia acaba por enviar os seus inimigos para o passado onde são assassinados por um looper, os tais assassinos contratados pela máfia e que ao completarem 30 anos de serviço são capturados pela máfia, enviados para o passado para ser mortos por eles próprios e assim fechar o círculo. Joe é um desses assassinos, até que um dia, o homem que tem que assassinar é o seu "eu" futuro mas este consegue fugir, iniciando-se assim uma louca perseguição, quer ao Joe actual, quer ao Joe futuro.
Durante essa perseguição o Joe futuro tenta encontrar o "manda-chuva" (o homem que no futuro controla estas execuções) para o matar e assim ter a sua vida futura de volta e evitar que no futuro seja enviado para o passado, mas o seu eu actual tenta evita-lo e ao mesmo tempo tenta escapar à perseguição do gangue do homem para quem trabalha.

Um ponto muito positivo é o trabalho de caracterização no rosto de Joseh Gordon-Levitt para o tornar parecido com Bruce Willis, bem como o próprio trabalho de Gordon-Levitt em "apanhar" os tiques de Willis.
Gostei também da forma como foi explorada a "memória" com as viagens no tempo, já que à medida que as coisas vão acontecendo ao Joe actual, o Joe futuro também sabe, e como os ferimentos físicos do Joe actual se tornam cicatrizes no Joe futuro. Bem como a forma mais subtil como nos apresenta as viagens no tempo sem explicar em demasia o que acontece nem as suas possíveis consequências.
Quanto ao ritmo, ao longo do filme somos confrontados com diferentes ritmos de acção. Numa primeira fase temos um bom filme de acção com óptimas cenas de perseguição e uma história interessante, com excelentes cenas entre os dois Joe's. No entanto, quando Joe futuro começa a localizar o "manda-chuva", o ritmo diminui consideravelmente, focando-se mais nos conflitos psicológicos, começando-se a desconfiar que se passa algo estranho com Sara e Cid (as personagens que Joe actual encontra) e que que deveriam ser vitais para a história. Temos depois uma terceira parte, onde a telecinésia ganha protagonismo e passa a dominar o filme e o seu final. Confesso que ainda estou a tentar perceber se gostei ou não desta ligação e da forma como foi "encaixada" na história e do final.

No entanto não entendi algumas coisas.

*ATENÇÃO SPOILERS*
Porque é que há 3 viagens do Joe do futuro? Sendo que na segunda vemos o Joe actual matar o Joe futuro, portanto se ele foi morto, como é que "regressa" mais uma vez?
Como é que o Joe é o Joe? Isto é, como é que em 2044 temos o Joe actual com vinte e poucos anos, como também a criança (Cid) com 10 anos, se são a mesma pessoa?

2 comentários:

  1. Eu gostei muito do filme quando o vi no cinema mas confesso que já não me lembro dos pormenores exactos para te conseguir esclarecer as dúvidas. Além disso, viagens no tempo nem sempre fazem total sentido:) Esta semana vi o Papillon (http://www.imdb.com/title/tt0070511/) para o desafio 1 filme por semana e vi o The Hunt (http://www.imdb.com/title/tt2106476/) para o desafio filmes estrangeiros. Gostei bastante do Papillon pelas interpretações e pelas temáticas exploradas mas é bem longo e às vezes um pouco lento e aborrecido demais. O The Hunt é 5 estrelas:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pronto, então é isso... nem sempre faz sentido =)
      Ainda não vi nenhum desses dois, mas já tomei nota e quando me faltar inspiração para ver um filme, escolho um desses =) Obrigada pelas sugestões
      Beijinhos

      Eliminar