sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Casa na Praia: Daphne du Maurier

A Casa na PraiaA Casa na Praia by Daphne du Maurier
My rating: 4 of 5 stars

Antes de mais tenho que referir que iniciei a leitura sem saber nada sobre o livro, nem sequer li nenhuma sinopse, pois a minha edição não tinha e nem fui procurar, mas como era um livro de Dapnhe du Maurier arrisquei. Eu sei que os livros que li da du Maurier são muito diferentes entre si e alguns com histórias algo estranhas, e foi essa sensação de estranheza que me “visitou” quando iniciei a leitura deste livro.
Com o título “A Casa na Praia” julguei que fosse encontrar um romance com um clima de tensão mais ao estilo de “Rebecca” ou até mesmo da “A Pousada da Jamaica” mas qual não foi o meu espanto quando afinal reparo que é uma história com time-travel.
A personagem principal é Richard Young (Dick), que se encontra de férias, numa casa emprestada pelo seu amigo Professor Magnus Lane. Magnus convenceu Dick a ser a sua cobaia numa experiência, uma droga que permite a mente viajar para o passado, enquanto o corpo continua no presente. Ao tomar a droga, Dick sente uma atracção inexplicável pelo passado e às personagens que vai acompanhando no século XIV, chegando a um estado de confusão entre presente e passado; em que se torna claro para o leitor que Dick sofre com os efeitos como um viciado em drogas.
Gostei mais da história que du Maurier relata do século XIV do que o presente de Dick, mas este último não deixa também de ser interessante. Aliás, é através do presente que nos apercebermos dos efeitos e consequências dessa droga, bem como está presente o clima tenso e arrepiante característico de du Maurier.
Apesar do sentimento de estranheza inicial, consegui abstrair-me e apreciar a leitura intensa que du Maurier nos proporciona. É certo que ainda não encontrei nenhum que me fizesse gostar tanto como gostei de “Rebecca” mas este “A Casa na Praia” tem uma boa história, com aqueles detalhes tensos habituais nesta autora.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
TBR Pile Reading Challenge 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário