quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mansfield Park: Jane Austen

Mansfield ParkMansfield Park by Jane Austen
My rating: 2 of 5 stars

Fanny Price é a protagonista deste "Mansfield Park" e é muito diferente de Elizabeth Bennet de "Orgulho e Preconceito" e ainda mais insossa do que Anne Elliot de "Persuasão" e Catherine Morland da "A Abadia de Northanger". Fanny é demasiado tímida, apagada, influenciada e submissa mas perspicaz a analisar o carácter de outros personagens mas não consegui grande empatia por Fanny, apesar de algumas partes ter sentido um pouco de compaixão, principalmente pela forma como é tratada pela sua tia Mrs Norris.
Tal como Fanny, temos Edmund, o outro protagonista, uma personagem com bom carácter mas igualmente insosso. Enquanto que os restantes personagens, excepto Sir Thomas, são excelentes exemplos de falta de carácter e princípios, sendo uma constante crítica à sociedade.
A história é pouco mais do que a vida de Fanny, com as mudanças provocadas pelo aparecimentos dos irmãos Crawford na vida desta e dos Bertram, sendo que algumas situações mais escandalosas poderiam ter sido mais desenvolvidas. Quanto ao par romântico, só se juntam mesmo no último capítulo e achei muito superficial.
Esperava mais deste livro de Jane Austen, mas talvez devesse ter lido primeiro a sinopse pois era referido que "Mansfield Park é seguramente a obra mais controversa e menos amada pelos apreciadores da escrita de Jane Austen."


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
TBR Pile Reading Challenge 2014
12 Clássicos em 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário