sexta-feira, 7 de março de 2014

Filme da Semana #9 - Capote



Ficha do IMDb aqui 
Estreou em Portugal a 23 Fevereiro 2006


Há muito que queria ver este filme e finalmente achei que estava na altura.
O filme é baseado na investigação que Capote fez para o seu livro – A Sangue Frio – que relata o brutal assassinato de uma família em Holcomb, desde a ideia inicial do crime até à execução dos assassinos, Richard Hickock e Perry Smith.
Durante a sua investigação, Capote estabelece uma forte amizade com Perry Smith, identificando-se por terem tido um passado idêntico e uma vez mais, o filme transmite-nos a agustia sentida em algumas cenas em que as duas personagens contracenam. E explorando a forma com Capote usou Perry para este lhe contar os detalhes do crime. De salientar o excelente trabalho de Clifton Collins Jr. que consegue transmitir a fragilidade e agressividade de Perry.
Temos ainda menção ao fabuloso livro Por Favor, Não Matem a Cotovia (e também do filme) de Harper Lee, que acompanhou Capote na sua investigação.
O filme tem uma forte carga emocional, mostrando o escritor tal como era, com os seus defeitos e vaidade. Esforça-se também por nos mostrar um lado mais humano dos assassinos, principalmente de Perry, tentando que o espectador simpatize com ele mas sem esquecer do crime que cometeu.
Philip Seymour Hoffman está soberbo, encarando um Truman Capote na perfeição e sem dúvida que o Óscar foi mais que merecido. A sua morte prematura é uma enorme perda para o cinema.



2 comentários:

  1. Eu vi o ano passado depois de ler o livro "A sangue frio". Realmente a interpretação do Seymour Hoffman está espectacular! Óscar muito merecido:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom mesmo!
      Já li "A sangue frio" há uns anos e foi um livro que me impressionou bastante.
      Beijinhos

      Eliminar