segunda-feira, 31 de março de 2014

Opiniões Negativas

Vi este assunto abordado pela Catarina S. do Little House of Books, pela Cata do Páginas Encadernadas e pela Catarina R. do Sonhar de Olhos Abertos e achei muito interessante.
A ideia inicial partiu da Tatiana Feltrin pois parece que a moça já foi criticada por dar opiniões negativas.

1) Opiniões negativas de outros sobre um determinado livro já te fizeram desistir de comprá-lo e/ou lê-lo?
Depende de quem dá a opinião. Existem algumas pessoas na blogosfera cuja opinião valorizo bastante pois são pessoas que conheço, que sei são honestas nas suas opiniões e que temos gostos literários idênticos. E sim, já aconteceu fazerem-me desistir de comprar e ler determinado livro, como por exemplo a Saga Twilight, que cheguei a ter alguma curiosidade em ler mas depois de saber o que essas pessoas acharam dos livros, desisti da ideia.
Mas também há situações em que se a sinopse do livro me agradou bastante, decido ou adiar a leitura ou ler, mas com expectativas mais baixas.

2) Mesmo quando você discorda da opinião negativa de alguém, você costuma levar essas opiniões em consideração e repensar determinados aspectos de um livro do qual gosta? Ou, simplesmente descarta a opinião negativa de terceiros?
Depende de quem está a opinar. Se for alguém com gostos similares, que eu conheça, e que fundamente a sua opinião, posso começar a pensar que se calhar o livro não é assim tão bom como eu achei inicialmente. Pois às vezes, quando gostamos muito de um livro é difícil ver os seus "defeitos".
Mas, lá está, a nossa opinião sobre um livro é influenciada não só pelo tema que aborda, pela escrita, pelo próprio autor, mas também pelo nosso estado de espírito actual e da nossa evolução enquanto leitor. E em determinadas fases da nossa vida, podemos considerar o mesmo livro, um óptimo livro ou um livro mais fraco.

3) Se você tem um blog ou um canal no Youtube, qual é a sua política pessoal sobre livros que leu e dos quais não gostou? Você deixa de falar sobre esses livros? Ou, fala, mas mede as palavras ao criticá-los negativamente?
Desde que criei o blogue que tento comentar todos os livros que leio, mesmo que seja apenas um breve comentário. E isso inclui opiniões menos positivas de alguns livros que não me impressionaram, tento é medir um pouco as palavras e justificar o porquê de não ter gostado.


E que pensam vocês?

2 comentários: