quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Ilustre Casa de Ramires: Eça de Queirós

A Ilustre Casa de RamiresA Ilustre Casa de Ramires by Eça de Queirós
My rating: 4 of 5 stars

Gonçalo Mendes Ramires é o Fidalgo da Torre, um jovem herdeiro de uma família nobre e antiga, os Ramires e é a personagem principal deste livro.
A história é desenvolvida em dois momentos. Um que se foca na vida de Gonçalo e nas suas aspirações e outro na história que este está a escrever, em que relata a história da família Ramires. Gonçalo provou-me alguns sentimentos contraditórios, pois é um jovem algo fútil, covarde e com uma imaginação fértil (aka mentiras) mas ao mesmo tempo uma pessoa naturalmente bondosa.

A escrita é rica, com enumeras descrições e em que notei diferenças entre os dois momentos da narrativa, visto que a história sobre os antepassados da família Ramires pareceu-me mais lenta e aborrecida, enquanto que a vida quotidiana de Gonçalo tem mais diálogos e ironias que nos prendem a atenção. Eça de Queirós era um excelente crítico da sociedade portuguesa e como não podia deixar de ser, este livro retrata as intrigas e bisbilhotices de um meio mais pequeno e provinciano.
Ao longo do livro, sentimos que Eça quis retratar Gonçalo de uma forma especial e no final temos a confirmação. Gonçalo é a representação de Portugal, com as suas indecisões e medos mas que aspira um futuro risonho e com impacto na sociedade.

Desde que li Os Maias no ensino secundário, como leitura obrigatória, já li mais alguns livros de Eça de Queirós e em todas estas leituras mais recentes, senti-me agrada com a riqueza da sua escrita.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
BookBingo Categoria Autor Português
Ler em Português
TBR Pile Reading Challenge 2014
12 Clássicos em 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário