quinta-feira, 1 de maio de 2014

Abril 2014



Leituras
A primeira leitura do mês foi o Shadowfever da Karen Marie Moning, que andava a adiar por causa do livro anterior e realmente este volume não me arrebatou e achei-o demasiado longo, e nem sei se irei continuar com a série, pois a autora decidiu escrever mais 5 livros -.- Este livro serviu para o desafio Ler em inglês e também para a categoria "Paranormal" do meu categoria do Bookbingo. Depois, como o desafio de Clássico e Diversidade Literária, era um livro de ficção cientifica, permitindo preencher mais uma categoria no Bookbingo, escolhi A Guerra dos Mundos de H.G. Wells, que gostei bastante e que sem dúvida me faz querer mais livros deste género e me fez completar a primeira linha no Bookbingo =)
Parti depois para uma leitura habitual de Daniel Silva, com O Anjo Caído, o 12º volume da saga Allon, e que já é um livro que sei o que esperar. Para o desafio Ler em Português e das Rainhas, escolhi D. Estefânia de Sara Rodi, que é um livro pequeno, com cerca de 200 páginas, e que não me impressionou. Optei de seguida em ler uma autora clássica, a Charlotte Brontë, com o pequeno livro O Segredo, mas que também não me encheu as medidas. De volta à estante, viajei até à china com A Concubina Russa de Kate Furnivall e foi uma leitura mediana. Por último e ao longo de praticamente 600 páginas li O Sangue dos Inocentes de Julia Navarro e que ainda não tem opinião aqui no blogue.

Como podem ver, li 7 livros este mês, em que a melhor leitura foi A Guerra dos Mundos e o livro que ficou muito aquém foi D. Estefânia.
Entretanto também já completei o nível a que me tinha proposto - First Kiss - do desafio TBR Pile Reading Challenge 2014 pelo que vou continuar a contabilizar os livros e ver quantos livros que andam por cá há mais tempo li durante este ano =)

Lançamentos Interessantes
* A Aposta da Rainha de Barbara Kyle - Finalmente mais um livro, o quarto, da série Thornleigh e de volta ao período Tudor. E espero que a editora Planeta continue a apostar nesta série, que se não estou em erro, até ao momento tem 5 livros editados e aguarda-se que o sexto seja publicado este ano.

Aquisições
Foi com muita surpresa que no início do mês recebi um email da Editorial Presença sobre o Passatempo de Livros Grátis que decorreu no Facebook. Contei-vos que a primeira tentativa de encomenda não tinha corrido bem e que quando fiz a segunda tentativa um dos livros já não estava disponível. Fiquei então super surpreendida quando vi o email da Presença pois informavam que como tinham existido falhas da parte editora, iriam enviar-me o livro que tinha tentando encomendar, sem qualquer custo para mim.
O livro que veio para as minhas estantes foi Demónios de Fyodor Dostoyevsky.
É uma atitude que mostra bastante respeito pelos clientes! E é claro, que fiquei contente por ter conseguido o livro.

Filmes
Mais um mês em que não cumpri com os desafios referentes aos filmes. Vi (revi) apenas 3 filmes que deram na tv: A Conspiradora; Hanna e Brave.

Sem dúvida que A Conspiradora continuou a manter agarrada ao ecrã, sem descolar, ou não fosse ter o James McAvoy num dos papéis principais =D Um filme baseado na história verídica do assassinato de Lincoln e das pessoas implicadas na conspiração, e que por si só são suficientes para nos manter interessados na história. E também temos James McAvoy, já vos tinha falado nele? ;-)
Se quiserem ler o que achei na primeira vez que vi o filme cliquem aqui.
E deixo-vos também uma parte do texto que continuo a concordar totalmente =D
E eu que não sou fã de homens de barba, fiquei quase a babar com o James McAvoy. O rapaz é giro, giro e bolas, fica tão bem de barba e de uniforme  Os homens ficam tão sexy de uniforme eheheh
Oh God, houve cenas que julguei que me faltava o ar por me esquecer de respirar ;-)
O fime Hanna deu no sábado de Páscoa e foi uma boa companhia enquanto preparava as sobremesas e salgados para o dia seguinte. Um filme com bastante acção, tensão qb, com uma voa prestação de Cate Blanchett (que é uma actriz fantástica), como também Saoirse Ronan, que é uma Hanna excelente, como também Eric Bana.
Quanto à Merida de Brave, continuo a adorar aquele cabelo ruivo e selvagem, como a força que Merida demonstra por não querer casar e é óptima com o arco e flecha \o/

Outros
A editora Saída de Emergência fez uma reestruturação no catalogo e que decidiu cancelar algumas séries e autoras. Entre as quais Patricia Briggs (que por acaso andava a pensar em começar), com a série Mercy, em que após terem editado 6 livros, resolveram cancelar, porque não teve a aceitação esperada. Também Robin Robb e Jacqueline Carey, duas das melhoras autoras que já li, não voltam a fazer parte dos planos da editora. Esperava mais desta editora (apesar de há uns anos não ter gostado da suposta resolução de um problema com um livro deles, continuei a comprar livros deles), pois tinham um excelente catalogo de fantástico e passam a ideia, que independente do sucesso ou não de determinada série, se a tinham iniciado seria para concluir, algo que entretanto mudou. Eu sei que a editora é um negócio e como tal tem que ser lucrativo mas acho triste que uma editora que mostrava respeito pelos leitores e pela sua oferta de fantástico, tenha optado por publicar mais livros eróticos do que fantástico, e cancelar séries após vários volumes publicados.

6 comentários:

  1. Parece que foi um bom mês, apesar de algumas leituras menos conseguidas :(

    Este mês também li muito pouco e em Maio também não prevejo ler muito! A atitude da Presença é de louvar e realmente é uma das editoras que mais respeito têm pelos leitores, o mesmo não se pode dizer da SDE, cada vez me desilude mais, e não sei se viste o comunicado que fizeram a responder a vários tópicos. Quanto ao cancelamento das séries disseram o mesmo de sempre, a crise. Até se compreende mas lançar 6 livros e no fim dizer que não teve aceitação é muito mau.... :( quanto às péssimas traduções não disseram nada claro, mas também deve ser da crise *suspiro*

    Enfim pode ser que melhorem a partir de agora, esperemos ;)

    beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, apesar de não terem sido leituras muito marcantes, foi um bom mês e espero que consiga manter o ritmo =)
      Realmente a Presença tem vindo a ganhar terreno e a tornar-se uma boa editora. Oh sim, vi esse comunicado da SdE e achei-o cheio de desculpas esfarrapadas. É absurdo cancelar uma série depois de se editar 6 livros, eu sei que as editoras são um negócio mas ao menos terminavam a série, nem que diminuíssem o número de exemplares e só os vendessem através do site, tal como aconteceu ao último livro da Jacqueline Carey.
      Quanto às traduções, senti um pouco isso nos últimos livro da Bishop. E nota-se também que perdeu o tom próprio, que a Cristina Correia fazia tão bem (mas deixou de ser a tradutora).
      Esperemos que com as críticas, melhorem ;-)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Tita! Fiquei curiosa com esse comunicado! Podes mandar-me o link?É realmente triste que uma editora que até me agradava em termos de promoções e lançamentos de romances e livros de fantasia esteja agora a ter tanta desconsideração com os leitores. Sinto-me mesmo frustrada é com a situação da Melissa Marr que tem apenas um livro por editar em pt :S
      Quanto à Presença, realmente teve uma atitude de louvar. E o que tenho vindo a gostar dela é as promoções - primeiro a Grande Aventura dos Livros e na semana passada a promoção de 50%! Só gostava era que fossem mais rápidos a envair os livros, mas enfim... não se pode pedir muito mais.
      Beijinho

      Eliminar
    3. Olá Sara! Custou mas lá consegui encontrar o link. O comunicado foi feito nos comentários deste post (acho que deveriam ter feito um comunicado oficial mas enfim) mais concretamente dia 1/4 às 15:02 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=714977758554867&set=o.182466331785544&type=1
      A SdE também era uma das minha editoras preferidas mas realmente nos últimos tempos tem descaído e neste momento não me vou iniciar em mais séries publicadas por eles, e só vou terminar séries como A Saga de Gelo e Fogo e se sai mais algum da Efemera da Bishop :(
      Quanto à Presença, sim tem vindo a surpreender pela positiva. E também pela oferta q tem tido na FLL, com livros mt em conta (o ano passado comprei os 4 volume da série Terramar a 3€ (ou 3€ e pouco) cada volume =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. O meu mês de leituras também não foi dos melhores.
    É realmente de louvar a atitude da Presença. Também estive para mandar vir esse durante a promoção.
    Quanto à Saída de Emergência fico também triste com estas atitudes. Apesar de não seguir nenhuma das séries esta era uma das editoras em que confiava mais e abdicava de certas edições em inglês para comprar em português por esta editora. Agora esta atitude, aliada a fracas traduções, fazem-me perder a vontade.
    Concordo contigo a 100% quanto ao James McAvoy:D Beijos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não estava nada à espera desta atitude da Presença e fiquei toda contente. Mostraram respeito pelos clientes. Gostei!
      Em relação à SdE, cheguei a comprar mt livros à editora e agora com estas atitudes perdi a vontade. E como não esperam voltar a apostar em Robin Hobb e Jacqueline Carey, acho que só mesmo os livros do George Martin, pois acho que já nem vou continuar a comprar Bishop.
      Mais uma fã do James McAvoy =D
      Beijinhos e boas leituras também

      Eliminar