domingo, 13 de julho de 2014

Dom Casmurro; Machado de Assis

Dom CasmurroDom Casmurro by Machado de Assis
My rating: 2 of 5 stars

Há anos que tenho este livro na estante, na edição livro de bolso que saiu com o jornal e finalmente resolvi pegar nele , graças à categoria Séc XIX do Desafio 12 Clássicos.
Dom Casmurro conta-nos a história de Bentinho, o seminário, o amor por Capitu, os ciumes e a suspeita da traição desta com o seu melhor amigo.
Um livro que apesar de ter uma escrita simples, sem floreados, e com capítulos muito pequenos, mas que não me agradou e chega a ser longo demais para a história que nos conta.
Até gostei da forma como os capítulos estão estruturados, pois permite-nos avançar rapidamente na leitura, e da forma como nos é narrado, directamente aos leitores, como se Bentinho nos estivesse a contar a história pessoalmente. Mas achei que se alongava muito numa história em que não achei que houvesse tanto por contar. Compreendo que a intenção era dar-nos a conhecer Bentinho e Capitu e as suas personalidades, para que pudéssemos ficar na dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho, mas sinceramente não me senti envolvida na história nem nas personagens para ficar a pensar em tal questão.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
TBR Pile Reading Challenge 2014
12 Clássicos em 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário