sábado, 16 de agosto de 2014

D. Maria II - Tudo por um Reino: Isabel Stilwell

D. Maria II - Tudo por um ReinoD. Maria II - Tudo por um Reino by Isabel Stilwell
My rating: 3 of 5 stars

Como sabem gosto bastante de romances históricos e sendo a nossa história tão rica, fiquei bastante curiosa quando me ofereceram este livro no Natal.
Este livro é dividido em três partes, por ordem cronológica, em que a primeira parte se centra na infância de D. Maria da Glória, ainda no Brasil; a segunda quando parte para a Europa na após o golpe do seu tio D. Miguel; e a terceira e última, quando é efectivamente Rainha de Portugal.
Esta última parte foi a que me custou mais a ler, pois achei-a muito repetitiva, com a Rainha sempre grávida, ou melhor dizendo, no "estado interessante", muito teimosa e com várias crises políticas. E até poderia ter funcionado melhor, caso estas crises políticas tivessem sido melhor exploradas, como também a luta entre liberais e absolutistas.
Algo que me surpreendeu pela positiva foi termos no final de cada capitulo, pequenas cartas/excertos de diários de mulheres que se cruzaram com D. Maria II, entre as quais a Rainha Vitória de Inglaterra.
Foi uma leitura mediana, mas que ajudou a conhecer melhor a vida da Rainha D. Maria II.

Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
Ler em Português
TBR Pile Reading Challenge 2014
Queen's Challenge

5 comentários:

  1. Eu ainda não li nenhum destes livros sobre as rainhas portuguesas porque confesso que me sinto desconfiada:P Sinto que eles serão mais semelhantes a "Não ficção"..com muitos pormenores.
    Que achas? Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não sinto que sejam semelhantes a "não ficção", mas precisamente o contrário lol
      Fico sempre com a sensação que são demasiado romanceados e preferia que tivessem mais factos históricos que trouxessem mais veracidade ao livro. Neste caso concreto (e apesar de ter achado o livro grande demais), senti falta de mais detalhes políticos que explicassem melhor as crises e as lutas pelo poder.
      Sinto que falta um pouco mais de contexto histórico nos livros sobre rainhas portuguesas e que tivessem menos a tentativa de "história cor de rosa".
      Não é fácil explicar mas realmente estes livros ainda não me conquistaram totalmente.
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. A sério? Como são tão gigantescos sempre achei que tivessem muito pormenor histórico

      Eliminar
    3. Sim, são gigantescos mas focam-se mais com detalhes da vida pessoal do que pormenores políticos. Sinto que falta conseguirem um bom equilíbrio entre a vida romanceada e a política. (mas pode ser um problema meu pois não gosto muito de romances românticos)

      Eliminar
    4. Pois, somos iguais nisso:) Ainda fiquei com menos vontade de ler agora:P

      Eliminar