quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Espada que Sangra (Histórias Vermelhas de Zallar, #1): Nuno Ferreira

Espada que Sangra (Histórias Vermelhas de Zallar, #1)Espada que Sangra by Nuno Ferreira
My rating: 4 of 5 stars

Foi através do Fiacha que fiquei a conhecer este livro, sendo também ele o culpado de me ter despertado a curiosidade com os comentários que ia fazendo à medida que ia lendo o livro. E sabendo que partilhamos alguns géneros e autores preferidos, tais como George Martin, Robin Hobb, Jacqueline Carey ou até mesmo Bernard Cornwell, e tendo efectuado a parceria com a Chiado Editora, resolvi arriscar na leitura do livro.
Este "Espada que Sangra" é o primeiro volume de uma série de 5 livros que o Nuno Ferreira idealiza (como também é o primeiro livro do escritor), e insere-se num dos meus géneros literários preferidos: a fantasia. E chegada ao fim do livro posso dizer que foi uma leitura que me agradou bastante.

No entanto, existiram alguns aspectos com os quais tive dificuldade e que quebraram o pouco a leitura. Um dos aspectos que poderá ser melhorado, ou numa outra edição ou até mesmo no próximo volume, é a inclusão de um mapa de Zallar, como também um apêndice com uma listagem de personagens, separadas pelas nações (Espadas), facilitaria bastante o leitor.
Pela sinopse percebemos que a história se vai focar mais em Hymadher e Ezzila, no entanto achei que a quantidade de capítulos dedicados a Hymadher foi um pouco excessivo, já que achei os de Ezzila e Hamsha bem mais interessantes e cheguei mesmo a achar os de Hymadher um pouquinho maçadores (sim, eu sei que são os capítulos em que temos a guerra propriamente dita, mas também foram os capítulos onde me senti mais "perdida").

Mas o livro é muito mais do que estes pequenas aspectos. O Nuno criou um mundo bastante complexo e ao longo da história vão-nos sendo dadas várias informações para compreendermos melhor Zallar e as suas personagens. Também as suas personagens são uma mais-valia no livro, pois estão bem desenvolvidas, com um passado, e passam por várias dificuldades, o que as torna mais credíveis. E tal como já referi, Ezzila e Hamsha são as minhas personagens preferidas e quero saber muito mais sobre elas.
Além de um mundo complexo, temos uma história bem construída e com aspectos que me agradam bastante como segredos e intrigas políticas, como também as lutas pelo poder.

Os meus parabéns ao Nuno Ferreira por ter escrito um livro, ainda para mais o seu primeiro, com bastante qualidade. Foi uma leitura bastante agradável e que se tornou viciante à medida que ia avançando.

8 comentários:

  1. Olá, Patrícia!!!
    Antes de mais é com muito gosto que comento a tua crítica, uma opinião muito bem construída e fundamentada e como é óbvio não podia deixar de dar resposta. A falta de um mapa é algo que eu próprio senti antes da publicação, mas acabou por não ser incluído. Posso dizer que neste momento ele está a ser feito por um designer gráfico profissional e penso incluí-lo numa segunda edição se assim for possível. Quanto ao apêndice de personagens, com a quantidade de personagens e o tamanho do livro decidi não colocar neste primeiro volume.
    Aceito de bom grado a opinião de que o protagonismo de Hymadher ofuscou as minhas meninas, mas todos terão o seu espaço e o seu papel a desempenhar e Hamsha é a minha personagem preferida. Mas, e daí, virão muitas surpresas.
    Obrigado pela opinião e fico feliz que tenhas gostado.
    Um beijinho.
    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno!
      Obrigada pelo teu comentário à minha opinião =)
      Fico contente por saber que o mapa está a ser elaborado, bem como da inclusão do apêndice de personagens num outro volume, acho que serão uma boa ajuda para se entrar em Zallar. Pois realmente senti-me um pouco "perdida" com quanta personagem a aparecer e sem saber bem quem eram (se calhar ajudaria ter tirado notas enquanto ia lendo mas, e apesar de ler já há uns 20 anos, a verdade é que é um hábito que nunca tive).
      A Hamsha é a tua personagem preferida? Que bom! E claro que percebo que cada um terá o seu "tempo de antena" e ter achado que Hymadler teve mais destaque do que as restantes personagens, é uma opinião muito pessoal e que irá sempre depender do gosto de cada um. Eu, como leitora e mulher, prefiro, quase sempre, personagens femininas ;)
      E na opinião esqueci-me de referir que estive indecisa entre as 4 e 5 estrelas, mas optei pela 4 pois tive algumas dificuldades a "entrar" na história. Mas estou com muitas expectativas para o segundo livro e tendo em conta o final deste primeiro livro, acho que poderá ser 5 estrelas =)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Folgo muito em saber. Podes contar com toda a minha dedicação e empenho nos próximos volumes da saga. Beijinho.

      Eliminar
  2. Quer-me parecer que todas as leitoras vão gostar da Hamsha e da Ezzila. Eu estou a ler e também estou a gostar muito, mas ébom saber que a malta está a aderir muito bem a este novo mundo. Quanto mais não seja para que o Nuno se apresse a publicar o segundo livro (onde ouvi dizer que vamos conhecer melhor as personagens femininas)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. S Pinelli é bom ver que outros leitores estão a gostar do livro. E que as leitores gostem de Hamsha e Ezzila pois foram as minhas personagens preferidas. Sim, sim, estou ansiosa pelo segundo livro. A sério? Vamos conhecer melhor Hamsha e Ezzila? Que bom! =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Viva Patricia,

    Fico contente que tenhas seguido a minha sugestão, tenhas aproveitado a possibilidade de pedir o livro á Chiado, teres gostado do livro, com algumas coisas que tambem achei falta e acima de tudo ajudado a divulgar o livro.

    O que realmente me surpreende é ser o primeiro livro do escritor e ter logo esta qualidade, penso que o escritor merece ter sucesso.

    E penso que as duas persoangens que referes vão ter muito mais protagonismo nos livros seguintes, já li 3 capitulos e vão estar ao nível dos últimos deste :)....o nome do livro seguinte è Garras Gelidas, penso que sabes quem tem essa expressão facial ehehe

    Excelente comentario, parabens :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Pois é, segui a tua sugestão e gostei bastante do livro. Ainda não li a tua opinião pois quis ler o livro sem outras informações (além daquelas que ias partilhando no fb) e também quis escrever a minha opinião sem "outras influências". Mas é bom saber que temos opiniões parecidas =)
      Sem dúvida que tinha que divulgar e ainda quero fazer um vídeo para partilhar também no canal do youtube. E sim concordo contigo quando dizes que o livro tem muito qualidade para um primeiro livro do escritor e ainda acrescento com o facto de o Nuno ser ainda bastante novo. Muito bom mesmo!
      Aiai, lá estás tu a aguentar a minha ansiedade para o segundo volume =D Garras Gélidas!! Yeahhh!!!
      Beijinhos e boas leituras =)

      Eliminar