terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A Trança de Inês: Rosa Lobato de Faria

A Trança de InêsA Trança de Inês by Rosa Lobato de Faria
My rating: 2 of 5 stars

Este era daqueles livros que tinha muitas expectativas principalmente pelas boas opiniões que ouvi no booktube mas chegada ao fim, posso dizer que esperava mais.
Sabia à partida que Rosa Lobato de Faria se tinha inspirado na história de amor de Pedro e Inês, juntando ainda o tema "reencarnações" mas não sabia muito mais.
Ao longo do livro, temos três Pedros e três Inêses, em momentos temporais diferentes. A par da semelhança dos nomes e não só do nosso casal mas também das outras personagens que tiveram um papel importante na história, temos uma semelhança na própria história de amor, sempre trágica. Eu percebo a opção de termos sempre o mesmo desfecho mas para mim foi um pouco repetitivo. Além disso, senti alguma dificuldade em perceber qual era o Pedro que estava a "falar" em alguns momentos.
Quanto às personagens, apenas conhecemos bem o Pedro (ou os Pedros), enquanto todas as outras "estão ali só por estar" e senti que principalmente Inês deveria ter sido mais desenvolvida, e não retratada apenas como quase como a "obsessão" de Pedro.
Algo que gostei foi o contexto em cada uma das épocas, principalmente na época futura em que me pareceu uma história com toques de ficção cientifica ou até mesmo distópica.
Mas realmente tanta semelhança nas histórias como alguma dificuldade em perceber qual o espaço temporal, fizeram-me sentir desiludida com o livro.  Ou então tinha as expectativas demasiado elevadas.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
Ler em Português

3 comentários:

  1. Olá tita,

    Também estou (ou estava) curiosa com esse livro. Aliás, a Rosa Lobato Faria está na minha lista de autoras para ler em 2015. Provavelmente, depois da tua opinião vou começar por outro livro dela.

    Isto de termos muitas expectativas acerca de um livro pode ser muito mau. Mas nunca sabemos como vai ser!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    "A trança de Inês" foi o único livro que li desta autora e adorei o livro.
    Quando andava na escola, a vida de Pedro e Inês de Castro era o tema que mais gostava, em Historia de Portugal, apesar do final trágico.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Também gosto da lenda de Pedro e Inês mas achei o livro um pouco repetitivo. Talvez tenha iniciado a leitura com expectativas muito elevadas ou não o li na melhor altura.
      Bjs

      Eliminar