sábado, 14 de fevereiro de 2015

A Chama ao Vento: Carla M. Soares

A Chama ao VentoA Chama ao Vento by Carla M. Soares
My rating: 4 of 5 stars

Classificação 4,5 Estrelas

Li a sinopse, portanto sabia à partida que a história se iria focar no passado de Carmo, a avó de Francisco. No entanto, na parte inicial do livro, conhecemos Francisco, um homem bastante reservado e que não sabe praticamente nada sobre os seus pais e que desde cedo foi educado pelos seus avós.
Gostei bastante da história e da forma como a Carla M. Soares, foi intercalando o passado e o presente, contando-nos a juventude de Carmo, que antes da sua chama se apagar era uma "alma rebelde" (é um pequeno e fraco trocadilho com o primeiro livro da autora, mas conforme ia conhecendo melhor Carmo, pensei várias vezes que era uma pequena rebelde).
Conforme ia avançando na história de Carmo, queria saber mais e mais, tanto que na última noite só parei quando cheguei ao fim.
A escrita da autora é simples, fluída mas muito rica, quer pela forma como interliga a história com factos históricos, como também da maneira como nos consegue passar as emoções. Foi muito fácil simpatizar com a grande maioria das personagens, tal como Carmo, Dekel, João Lopes e até mesmo com Francisco. A única falha neste campo prende-se com a falta (ou insucesso) da revisão, pois ao longo do livro encontrámos algumas faltas de letras, trocas de nomes e até mesmo falhas de formatação. Mas este aspecto é uma falha da editora, que deveria ter tido mais cuidado.
A construção da história agradou-me bastante, com um início bastante misterioso e que nos aguça o apetite para tentarmos descobrir, que corpo afinal é aquele.
Outro aspecto bastante positivo foi a introdução de elementos históricos, quer durante o período da Segunda Guerra Mundial, como também os que antecederam ao 25 de Abril de 1974, que nos permite ter uma visão de Portugal durante estas duas épocas.
No entanto, e apesar de ter gostado bastante da história, há uns pequenos aspectos que me levaram a não atribuir as 5 estrelas.
!!Poderá conter alguns spoilers!!
Quando terminei a leitura senti-me um bocadinho frustrada por ter ficado sem saber efectivamente o que aconteceu aos pais de Francisco e a Nathalie. A sério, andei o livro todo à espera de que Francisco soubesse mais sobre os seus pais e de um possível reencontro, pois fiquei bastante intrigada com a carta que aparece no início, assinada por Nathalie, mas cheguei ao fim sem saber nada mais, para além da "surpresa" a respeito do pai de Francisco - Joaquim. Será que poderemos esperar uma continuação deste livro? ;)
Também essa "surpresa" sobre Joaquim, foi algo que já desconfiava logo quando apareceu Dekel e juntando as "peças" que a Carla M. Soares, nos ia dando ao longo do livro, principalmente a forma fria e distante que Manuel Vasconcelos tratava o neto Francisco, como se este fosse invisível e indesejado.
!!Fim de Spoilers!!

Mas apesar de não atribuir a pontuação máxima, reconheço o talento da Carla M. Soares e acho que esta história merecia passar do e-book para formato físico.
E tenho ainda mais vontade de ler o mais recente livro da Carla M. Soares, O Cavalheiro Inglês, que já se encontra na minha estante.


2 comentários:

  1. Olá,
    Não conhecia este livro mas não chamou a minha atenção.
    Quanto ao "O Cavalheiro Inglês" já vi bastantes opiniões positivas e quero ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      É pena que este livro não te tenha chamado a atenção, pois não deixa de ser uma boa história.
      Também tenho muita curiosidade no "Cavalheiro Inglês" =)
      Beijinhos

      Eliminar