segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Divagando #1 - 50 Sombras de Grey

Imagem retirada daqui
Primeiro que tudo, se são fãs dos livros e querem ver os filmes, o melhor é não continuarem a ler este post! =)

Se há coisa que tenho dificuldade em entender é tanta loucura com os livros e filmes das 50 Sombras de Grey.
Quando ouço (ou leio) falarem que é uma bonita história de amor, bem escrita e de forma interessante, penso se teremos lido os mesmos livros?!?!
Para já, os livros estão longe de estarem bem escritos. Erros, vários erros ortográficos básicos (isto na versão original). Depois a história, ou posso dizer a não-história. Não há muito mais do que cenas de sexo, atrás de cenas de sexo. Sexo esse que nem achei que fossem cenas tão maravilhosas como meio mundo tenta nos fazer acreditar.
A sério pessoas, uma cena de sexo que se inicia com a remoção de um tampão é sexy????
E não é só por ser sexo e mais sexo, pois poderão dizer "Tu não gostas é de ler cenas eróticas". Desenganem-se pessoas, não me importa que os livros tenham cenas de sexo, desde que haja uma história que sirva de contexto, que o sexo não pareça forçado e que sejam bem escrita. Estou-me a lembrar, por exemplo, de Jacqueline Carey com a trilogia  Kushiel (em que Phèdre só sente prazer se tiver dor) ou até mesmo os livros de Julia Quinn com cenas bem quentes (abana-se só de pensar no Colin e no Anthony Bridgerton).
Quanto à suposta história de amor entre Anastasia e Mr. Grey, acham mesmo que é algo romântico? O suposto badbod, que gosta de usar chicotes e afins e a parvinha da virgem??! "Ai, que ela é forte e consegue aceitar os problemas psicológicos de Mr. Grey!" Really???
... Mega Suspiro...
Eu só vi um homem que domina a vida e os sentimentos de uma rapariga (que ainda por cima é uma mosquinha morta). E que ainda por cima, a compra. Sim, compra, com telemóveis, computadores, roupa, ginásio... enfim..

E não, não digam para ler o último livro, onde tudo será desvendado. Não preciso, pois quase aposto que se vem a descobrir que o Mr. Grey é assim pois tem um trauma qualquer de infância. Mas por amor à mosquinha morta fica tratado, casa e são muito felizes.
Aiai, tanto cliché na história! Ou na não-história!

Quanto aos filmes não tenho qualquer tipo de interesse em vê-los! Zero!
No entanto, pelo que tenho visto nos trailers que não páram de dar na televisão, acho que a actriz foi bem escolhida pois tem aquele ar enjoadinho da Anastasia. Mas esperava um Mr. Grey com um ar mais bruto e duro, mas o raparazinho escolhido tem um ar bem mais interessante do que o Mr. Grey que imaginei.

Nada contra quem gosta, mas já ando um bocadinho fartinha de ouvir falar no filme e nos livros, como se eles fossem o super-sumo-da-batata!

10 comentários:

  1. Olá,
    Gostei da tua sinceridade e honestidade.
    Eu não li nem pretendo ler a trilogia. Quando saiu o 3º livro e como falavam tão bem da trilogia tive a tentação de os comprar mas tive a sorte de ler primeiro um excerto. Sinceramente não gostei e nem voltei a pensar no assunto.
    Agora as opiniões são quase todas negativas. Faz-me lembrar a Stephanie Meyer, no inicio eram só elogios e agora são poucas as pessoas que gostam a série.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Gosto de ser sempre sincera e honesta nas minhas opiniões =)
      Li-os em ebook, já há uns 2 anos porque andavam a falar tanto nos livros que quis ler para poder opiniar.
      E achei tão mal escrito e sem história, que não percebi mesmo tanto sucesso.
      Mas, mesmo actualmente, há ainda muitas opiniões positivas e o filme ainda as fez disparar mais. Quanto a Stephanie Meyer, não posso mesmo dar a minha opinião, não li nem vi os filmes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ai credo, e enjoo de tudo isto é que até os jornais da televisão falam disso! Mas que raio? Não li os livros nem irei ler, basta-me o que já ouvi sobre isso. E todo universo de livros eróticos que começou a surgir depois disso também já enerva... incluindo aqueles que não são eróticos mas parecem porque as editoras lhes deturparam o título ou as capas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Sara, até nos telejornais. E foi por causa de tanta exposição que me comecei a sentir "farta" de ouvir falar tanto nos livros e filmes, que senti vontade de escrever.
      Oh sim, depois desta trilogia é ver as editoras a publicarem eróticos atrás de eróticos. E tens razão, há capas e títulos que servem só para tentar vender os livros...
      Beijinhos

      Eliminar
  3. De facto a atriz tem memso aquele ar de enjoada, mas isso por acaso inerva-me e também imaginei o Grey digamos que não assim kakakaka Mais bruto, mais homem... Não sei explicar, mas enfim
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que afinal não sou a única a achar a actriz com ar de enojadinha e um Grey mais bruto (acho que percebo o que queres dizer, pois também não consegui pôr em palavras como o imaginava) =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá
    Bom falando dos livros tentei por 3 vezes ler o primeiro livro mas só me dava vómitos e náuseas. Não pela história mas pelo facto de ter comprado os 3 volumes e estar a detestar logo o primeiro.
    Filme: atores mal escolhidos relativamente à descrição que é feita no livro, nem Grey nem a atriz que não sei o nome dela no livro estão de acordo com a descrição, aliás passam muito ao lado.
    ~
    Venham mais livros da Stephanie Meyer e filmes também pois pelo menos tem sumo nem que seja sangue kkkkkkk.
    Boas leituras.
    P.S Estou a dizer isto mas as salas de cinema devem estar cheias....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leitora,
      Oh, credo, compraste logo os 3 livros?! Que mau! Felizmente li-os em ebook e assim poupei uns bons €€.
      Quanto à descrição das personagens já não me recordo bem. Mas sim, o Grey parecia-me mais "bruto" mais "macho" do que o rapaz escolhido. Mas ela, acho-a mesmo com um ar tão enjoadinho, mas fisicamente já não me recordo como é =P
      Nunca li nada de Stephanie Meyer, nem vi os filmes, mas sendo de vampiros acredito que tenham, como dizes, mais sumo (sangue) eheheh
      Oh sim, segundo o que dão nas notícias, tem sido um sucesso no cinema...
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita,

    Concordo totalmente contigo. Li o primeiro livro e não gostei de tal forma que já não li os outros. E não tenho interesse em ver o filme. Estou como tu...não percebo tanto falatório. O que não faltam para aí são livros e filmes deste género e que ninguém fala deles. Não percebo porque é que este é diferente!

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu ainda tentei dar o benefício da dúvida e li ainda o segundo, mas não... sem história e mal escrito.
      Tens razão, e pelo que já fui lendo por essa internet fora, há muitos livros dentro do género erótico, que são muito melhores e quase não se ouve falar.
      Sim, realmente não se percebe porque é que este é tão falado.
      Beijinhos

      Eliminar