quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

TTT - 10 Problemas com Livros

(Eu sei que hoje não é terça-feira mas ainda é o tema desta semana ;) )

E sei também que já há bastante tempo que não respondo a esta rubrica, mas nem sempre acho os temas interessantes. No entanto, o tema desta semana cativou-me.
Estão preparados para 10 problemas relacionados com livros (Ten Book Related Problems I Have (could be serious or fun!)

1. Falta de Espaço: Apesar de ter os livros em fila dupla, as prateleiras já estão a ficar cheias
2. O que Ler?: Pois é, apesar de ter pouco mais de 100 livros físicos por ler, é quase sempre difícil escolher a leitura seguinte.
3. Spoilers: É preciso explicar porque não gosto de spoilers???
4. Tamanho: Refiro-me à altura e largura (ou será profundidade?) dos livros. Cada editora e mesmo dentro da mesmo editora, há livros com tamanhos diferentes. Irrita-me tanto!! A sério!! É ter livros de várias alturas e profundidades diferentes! Que dor! Porque é que não existem apenas dois formatos legalizados, um para as edições normais e outro para as edições de bolso?? Porquê???
5. Lombadas: Tal como os tamanhos temos os textos das lombadas, cada um com a sua orientação. Ora uns são virados para a direita, outros para a esquerdas, outros até estão tipo "deitados". Porquê, senhores??? Porquê???
6. Trilogias e Séries Interrompidas: Parece que é quase hábito em Portugal, ter trilogias e séries que não são editadas por completo e os leitores ficam a "ver navios".
7. Preço: Desde que o euro surgiu, sinto que o preço dos livros tem disparado. Encontrei, cá em casa, livros marcados a 1500$ (7,49€) e que actualmente custam cerca de 17€... Este problema ainda se agrava quando são séries.
8. Notas de Rodapé no fim do Livro: Gosto de que as notas de rodapé estejam no final da página, mas às vezes estão no fim do livro. Porquê? Quando assim é, quase sempre não as leio =P
9. Autocolantes nas Capas/Contracapas: Daqueles com o preço e que muitas vezes custam a sair e deixam a capa cheia de cola.
10. Tempo: Há sempre livros que nos interessa mas infelizmente nunca vamos conseguir ler tudo o que nos apetece.

7 comentários:

  1. Olá,
    Eu também já reparei em alguns desses problemas. Os que mais me irritam são os pontos 4 (tamanhos); 6 (Trilogia/séries interrompidas); 7 (preços); 8 (tempo); 9 (autocolantes) e há outra coisa que também odeio que talvez se encaixe no ponto 9 que é frases de outros autores a dizer que o livro é bom. Na capa põem de tudo é autocolantes é frases de insensitivo à compra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Tânia,
    Se começarmos a fazer uma lista com os "problemas" dos livros, o difícil é parar ;)
    Oh sim, essas frases também são irritantes. E tudo o que é autocolante -.-
    Outro problema que já não deu para referir, é quando resolvem mudar as capas para as capas dos filmes, podiam ao mesmo fazer uma jacket para termos hipótese de escolha. Mas na maioria é "ora toma lá a capa do filme".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Nem sabem o que eu me ri com isto ahaha o que mais me irrita ainda são as lombadas com os títulos ora estão para ou lado ou para o outro e é um martírio.
    Faz-se cada figura a olhar para as prateleiras, ora olha para ali ora para o outro lado e depois se fizermos o movimento demasiado rápido é umas dores repentinas que "só me apetece ganir", como se diz aqui na Bila ;)
    Felicidades para o blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana,
      Pois é, fazemos cada figura a tentar ler lombadas eheheh
      Obrigada e espero que continues a passar aqui no blogue ;)

      Eliminar
  4. Mais um comentário: e olhando aos comentários acima, realmente as tais frases de outros autores na capa já cansam... se ainda fossem na contracapa, uma pessoa ainda desculpava. E realmente quando fazem novas capas por causa do filme é irritante! Quantas vezes a capa original não era mais bonita! Concordo imenso contigo quando dizes que preferes que fizessem uma jacket nesses casos.
    Enfim, se fossemos continuar a falar não saíamos daqui! É o que dá gostar tanto de livros :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Dei-me agora conta que parece que o meu primeiro comentário não foi publicado :( Basicamente dizia que dos problemas que mencionaste, para mim os mais irritantes são as séries deixadas a meio, o preço exorbitante e as lombadas diferentes, especialmente dentro de uma mesma série - exemplo disso são as séries In Death da J.D. Robb e Os Predadores da Noite da Sherilyn Kenyon editadas em PT e a saga HP que consoante a edição tem o título virado para um lado ou para o outro. Na minha estante tenho os Harry Potter todos certinhos excepto o quarto! Mas já vi outras estantes online onde acontece o mesmo com os outros da saga...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Ah pois é, lombadas diferentes também são uma das nossas "dores"
      Sim, comentários aos livros na capa também não se percebe... ou melhor, as editoras devem achar que aquilo vende mais.
      Sim, tens razão, arranjamos facilmente uma lista de coisas a apontar sobre os nossos amados livros =)
      beijinhos

      Eliminar