segunda-feira, 16 de março de 2015

As Viagens de Gulliver: Jonathan Swift

As Viagens de GulliverAs Viagens de Gulliver: Jonathan Swift
Classificação: 3 Estrelas

Apesar de ter visto a mini-série de 1996 com Ted Danson no papel de Lemuel Gulliver, a verdade é que não me lembrava de praticamente nada da história.

Ao longo de mais de dezasseis anos, Lemuel Gulliver embarcou várias vezes e algumas dessas viagens não correram da melhor maneira, levando-o a conhecer novos locais e povos, relatos neste livro.
Ao contrário do que eu esperava, a história é sempre um descrição, um relato do que lhe aconteceu, sendo-nos apresentado como o próprio livro escrito por Gulliver sobre as suas viagens. E devo dizer que isso foi o que mais me custou, pois não existem diálogos directos mas apenas descrições atrás de descrições sobre as suas peripécias, o que, para mim, achei um bocadinho chato.
Conhecemos a ilha de Lilliput onde os habitantes são extremamente pequenos; Brobdingnag onde os habitantes são gigantes; Laputa, a ilha flutuante e por último os Houyhnhm, cavalos bastante inteligentes.
E cada uma dessas sociedades, o autor descreve-as e compara-as com a inglesa, aproveitando a sua última viagem (Houyhnhm) para criticar os costumes e organização inglesa.
Foi uma leitura relativamente interessante, mas esperava uma escrita mais dinâmica e senti falta de diálogos e acção em "directo".

4 comentários:

  1. O problema deste livro é que o pessoal geralmente parte para a leitura a pensar que é uma estória infantil ou baseado nos filmes que viu, quando na verdade o livro não é mais que uma sátira politica do principio ao fim - ele "ataca" praticamente todos os quadrantes da sociedade e tb o desrespeito pelos direitos humanos. A parte das viagens é um disfarce digamos assim...Infelizmente é um livro que continua actual em muitos aspectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Realmente este não é um livro juvenil, mas sim, tal como bem referiste, uma sátira política e foi isso que me agradou. No entanto, para mim, não funcionou tão bem em termos de narrativa, pois senti falta de alguns diálogos.
      E tens razão, continua actual!

      Eliminar
  2. Olá,
    Este é um livro que me passou ao lado. Apenas vi o filme.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Eu só tinha visto a mini-série e já não recordava quase nada, mas quando vi este livro "senti" que o tinha que comprar de forma a conhecer melhor a história.
      Beijinhos

      Eliminar