sexta-feira, 6 de março de 2015

Duas Vidas: Sheliza Firoz Hajiani

Depois do post de divulgação, partilho convosco a minha opinião.


Duas VidasDuas Vidas by Sheliza Firoz Hajiani
My rating: 1 of 5 stars

Esta é a história de Melanie, uma adolescente, cujos pais são um pouco distantes e que se muda do Porto para Lisboa. No Porto, Melanie era uma das mais populares da escola, mas ao mudar-se para Lisboa, vai ter que fazer novas amizades.

Existem alguns aspectos que não me agradaram:
* Os nomes das personagens: Sendo que a acção se desenrola em Portugal, não percebi a ideia de todos os nomes serem estrangeiros. Eu sei que há nomes estrangeiros em Portugal, mas todos os personagens? Sheliza poderia ter optado por manter o nome da Melanie mas por exemplo, as amigas e colegas de escola poderiam ter nomes portugueses.
* Alguns erros ortográficos e gramaticais: Existem alguns erros "básicos", como também se nota que não houve uma revisão do texto. Para além disso, temos algumas frases confusas e uma grande repetição de ideias.
* A linguagem utilizada é relativamente fraca: Eu até percebo que quando se foca nos diálogos das jovens, mas na narração poderia ser um pouco mais trabalhada e não tão como "linguagem-falada" (não sei se me estou a explicar bem). O que também reflecte o facto de Sheliza ter escrito esta história quando tinha apenas 12 anos, notando-se que a sua escrita necessita de mais amadurecimento.

Quanto à história, julgo que poderá ter algum potencial, caso seja   mais trabalhada pois pretende funcionar como um "alerta" para pais mais distantes, como também nas "más companhias" para os adolescentes. Também a reabilitação de Melanie deveria ter sido mais detalhada e desenvolvida.

É bom ver que Sheliza tem vontade de se dedicar à escrita, mas na minha opinião, ainda tem que amadurecer mais a sua escrita, e como tal, ler mais e escrever ainda mais, e talvez optar por beta-readers para as suas histórias.

4 comentários:

  1. A autora ainda é muito novinha e ainda tem muito que aprender e amadurecer. É um bom começo este e está no bom caminho, mas para já ainda não tenho grande curiosidade em ler este livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, eu sei que a Sheliza é ainda muito novinha, mas tal como referir, acredito que com o tempo vai amadurecer a sua escrita =)

      Eliminar
  2. Boa tarde. Eu sou a Sheliza, a autora do livro. Primeiro que tudo, gostaria de lhe agradecer por ter lido o meu livro e ter dado uma opinião. As suas críticas são quase as mesmas que as outras pessoas dizem. Eu percebo perfeitamente porque, tendo eu apenas 12 anos, não tinha maturidade literária suficiente para conseguir um livro muito complexo. E sim, tem erros. Eu referi isto tudo na minha sessão de lançamento para que as pessoas não tivessem um "choque" porque eu penso que as pessoas esquecem-se de associar o livro a uma rapariga de 12 e acabam por ligá-lo a mim, ao presente, com 16 anos. Mas consegui passar a mensagem pretendida, mesmo que tenha sido confuso. Estou orgulhosa do meu trabalho porque era muito nova e o assunto era complexo.
    Mas gostei muito do seu blog, é muito interessante!

    Mais uma vez, obrigada! :)

    Sheliza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sheliza,
      Não soube da apresentação mas acho que fizeste muito bem em referir esses factos na sessão de lançamento.
      Percebo perfeitamente que te sintas orgulhosa do teu livro, principalmente por na altura teres 12 anos e apesar de tudo, conseguires passar a mensagem.
      E como referi, acredito que com o tempo vais conseguir atingir os teus objectivos =)
      Bjs

      Eliminar