Título: O Cavalheiro Inglês
Autor: Carla M. Soares
Editora: Marcador
Classificação Atribuída: 5 Estrelas
Portugal, no fim do século XIX, numa crise económica e após o Ultimato Inglês, havendo já um crescimento dos movimentos republicanos e anarquistas. Além disso, os ingleses que continuam em Portugal não são muito bem vistos.
E é neste clima que encontramos o visconde Silva Andrade falido, sendo que deposita as suas esperanças para que a filha consiga um bom casamento e que assegure a boa condição e dinheiro à família.
Com excelentes personagens, bem descritas e caracterizadas, não só as principais como também as secundárias, tornando-se bastante reais e verossímeis.
Sofia, a nossa protagonista, é a filha do visconde Silva Andrade, uma jovem inteligente, que quer saber mais sobre a política e a sociedade, mas que inicialmente se conforma com a sua situação (e com a das mulheres em geral). No entanto, ao longo da história, vai havendo uma evolução coerente da personagem, tornando-se cada vez mais decidida, informada e tentando tomar as rédeas da sua vida. Adorei quando Sofia, no baile, decide ir contra as ordens do seu noivo, o duque. E por falar em duque, um homem que desde início nunca me atraiu e que se veio a confirmar ser completamente detestável.Temos também Sebastião, o irmão mais velho de Sofia, completamente apaixonado por Vina, com muitos ideais, bom coração, mas também muito impulsivo, e que vai causar algumas preocupações à sua irmã.
E não posso deixar de falar no nosso cavalheiro inglês, o Robert. Um homem de negócios, que faz o que tem a fazer para conseguir o que quer, que nos mostra que há sempre dois lados, o bom e o mau. Mas acima de tudo, que respeita Sofia e as suas decisões (apesar da forma como a consegue convencer).
Tenho ainda que falar na construção da história. Com um equilíbrio perfeito de factos históricos, drama, mistério e romance. Com excelentes descrições que nos transportam para Lisboa e Porto do fim do século XIX.
A minha única "crítica" é que as quase 400 páginas passaram a "voar" =)
O que posso dizer mais?
Adorei! E tornou-se no meu livro preferido da Carla.
Recomendo-o, principalmente se gostam de romances de época, e ainda por cima é de uma autora portuguesa.
Carla M. Soares é, sem dúvida, uma autora portuguesa a acompanhar e que merece ainda mais divulgação e reconhecimento.
Já disse que adorei?! =D
Quero muito muito ler, só vejo boas opiniões!
ResponderEliminarOlá!
EliminarTinha muitas expectativas mas não fiquei nada desiludida e espero que aconteça o mesmo quando o leres =)
Olá
ResponderEliminarSe já tinha imensa vontade de ler este livro, depois de ver a tua opinião fiquei com ainda mais!
Ainda bem que gostaste.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara!
EliminarLê que vale muito a pena! Eu adorei! =D
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarEste é um dos livros que quero ler em 2015.
Só tenho visto boas opiniões. É claro que este livro também tem sido muito divulgado entre os blogguers mas acho muito bem que se divulgue autores Portugueses.
Beijinhos
Olá Tânia,
EliminarNa minha opinião é um livro que vale a pena ler e a escrita da Carla M. Soares é muito boa! Espero que gostes =)
E sim, é importante divulgar novos e bons autores portugueses =)
Beijinhos
Ois,
ResponderEliminarFoi o meu primeiro livro que li da escritora e estou contigo adorei o livro, bem merece ser divulgado ;)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha,
EliminarEste foi o quarto livro que li da Carla e é o meu preferido!! =D
Fico contente por também teres adorado.
Beijinhos