Título: À Espera de Moby Dick
Autor: Nuno Amado
Editora: Oficina do Livro
Classificação: 1 Estrela
A primeira vez que vi este livro foi num vídeo da Cata do Páginas Encadernadas, que se não estou em erro, terá sido num book haul, e a capa chamou-me a atenção. Quando surgiu a possibilidade de uma leitura conjunta com o Twitgang e este livro constou da lista de sugestões, achei que seria uma boa oportunidade. Além de que, o livro tinha uma boa cotação no Goodreads.
Quanto à história em si, o nosso protagonista (de quem não sabemos o nome), resolveu ir para os Açores, após um acontecimento trágico. E lá, vai escrevendo cartas para o seu melhor amigo e não só.
O formato epistolar, e sendo na sua maioria cartas curtas, permite-nos ir avançando rapidamente na história. A maioria são cartas suas para para o seu melhor amigo, mas temos também cartas para outras entidades. Gostei particularmente da carta para o jornal sobre spoilers em opiniões/críticas. E no final de algumas cartas conseguiram-me deixar curiosa para saber o que viria na carta seguinte.
No entanto, só temos acesso às cartas escritas pelo nosso protagonista, e apesar de em cartas seguintes termos um "vislumbre" do que o amigo terá escrito, às vezes gostaria de ter a própria resposta, tornando talvez o livro com um tom menos "triste".
Temos ainda cartas de uma outra personagem, um filho que anda a viajar pelo mundo, para os seus pais, e apesar de algumas serem algo interessantes a descrever os locais, na sua maioria achei-as demasiado sentimentais.
Sendo que achei que todas as cartas estavam muito floreadas, tornando-as algo impessoal, e que ninguém escreveria assim para um melhor amigo. E a apesar de termos duas pessoas diferentes a escrever as cartas, não houve diferenças de escrita e deu-me a sensação que eram escritas pela mesma pessoa.
A história tem um tom algo fatalista e triste. E fiquei sempre com a sensação que não iria terminar bem e que haveria por acontecer a morte de alguém.
Apesar de ter achado a escrita competente e de lermos rapidamente, não consegui "sentir" a história.
Deixo-vos também a opinião em vídeo:
É um dos meus livros preferidos.
ResponderEliminarAdoro livros com esse tom fatalista e triste. Para além da escrita do autor. :)
Olá Cláudia,
EliminarPois, eu vi que adoraste o livro, mas realmente comigo não deu. Talvez tivesse as expectativas demasiado elevadas (tendo em conta a classificação no GR), ou simplesmente não estava com o estado de espírito necessário para a leitura.
Mas é sempre bom haver diferenças de gostos =)
Olá Tita,
ResponderEliminarQue desilusão então! É sempre chato quando isso acontece!
Eu recentemente li o "Manual de Felicidade para Neuróticos". E até gostei, embora não me arrebatasse!
Vou tentar ler esse um dia para tirar as dúvidas :)
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarFoi mesmo! Com tão boa classificação esperava mesmo que me agradasse mais =(
Melhores leituras virão ;)
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarIsso também acontece comigo. Normalmente quando tenho as expetativas demasiado elevada, o livro, acaba por ficar dececionada.
Melhore virão.
Beijinhos
Olá Tânia,
EliminarPois é, as expectativas muito altas às vezes não são boas para as leituras.
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarTenho este livro para ler cá na estante mas ainda não me puxou.
Mas é muito chato quando estamos a contar com um livro bom e sai um livro menos bom, digamos assim.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarAcho que o melhor é pegares no livro quando ele te "chamar". E quem sabe se, até gostas bastante do livro?! =)
É mesmo chato.
Beijinhos!
Olá Tita,
EliminarOlha eu andei a pesquisar, sou uma cusca, e reparei que existem muitas pessoas que não gostaram do livro, que referem como tu que existem pontas soltas. As cartas demasiado elaboradas e não existir a resposta às mesmas. Achei que devia passar por cá para te dizer este facto.
Beijocas e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarObrigada!
Como li este livro numa leitura conjunta, também houve outras pessoas que não gostaram, mas também pessoas que até gostaram. É o bom da diversidade literária!
Concordo tanto com esses aspectos ;)
Beijinhos